A Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) declarou 2014 como o “Ano Internacional da Agricultura Familiar”. A decisão busca colocar o tema no centro das políticas nacionais em matéria de agricultura ambiente e políticas sociais.
O lançamento será realizado nesta sexta-feira, 22, na Sala ECOSOC Chamber, na sede da ONU em Nova York (EUA).
Segundo estimativas, existem no mundo mais de 500 milhões de empresas agrícolas de gestão familiar. Estas incluem pequenos e médios produtores, trabalhadores braçais, populações indígenas, pescadores e pastores. A agricultura familiar é de fundamental importância na produção de alimentos e na erradicação da fome nas áreas rurais.
A agricultura familiar – entendida como produção agrícola baseada principalmente no núcleo familiar – continua a representar a forma dominante de agricultura, quer nos países em via de desenvolvimento quer nos países desenvolvidos.
Entre os oradores presentes na cerimônia de lançamento, estará o Ministro do Desenvolvimento Agrário brasileiro Gilberto José Spier Vargas e o Ministro da Agricultura, Desenvolvimento e Pesca de Angola, Pedro Canga.
A cerimônia será transmitida ao vivo via webcast no endereço: www.fao.org/family-farming-2014/home/pt
Fonte: Rádio Vaticano