Na passagem da multiplicação dos pães e peixes somos colocados diante de algo maravilhoso.
Vemos a compaixão de Jesus com a multidão, e a sua atitude de alimentá-la. Se Ele fosse somente humano, permaneceria apenas no sentimento de boas intenções.
Entretanto, por Ele ser Deus, a compaixão se transformou em realidade, produzindo o milagre de alimentar 5000 pessoas, com 5 pães e dois peixes.
A maioria das pessoas não tem dificuldade para aceitar tal milagre, pois foi realizado por Jesus. Porém, a história da Igreja tem inúmeros testemunhos de milagres semelhantes.
Um destes foi realizado por Santo André Fournet. Estava para acontecer uma reunião de freiras, e a madre superiora informa a Santo André que naquele ano isso seria impossível.
O motivo era a crise que a França estava passando, e por isso não haveria alimento suficiente. Santo André respondeu: “Madre onde está a sua fé? Porventura o braço de Deus atrofiou, ao ponto de não fazer o que outro fez na multiplicação dos pães?”.
Ele foi até o depósito onde estava armazenada uma pequena quantidade de trigo, ali fez uma breve oração. Depois pediu para convocar as irmãs do país inteiro para o encontro.
Durante dois meses, as irmãs tiraram a farinha para o pão diário de 220 pessoas. Para esta quantidade de pessoas seriam necessárias várias sacas de trigo. E essa quantidade não existia, mas as irmãs tiravam sempre o trigo necessário para o novo dia.
O impossível acontece na vida de pessoas normais, que acreditam no poder de Deus. Esta é a promessa de Jesus para todos em João 14,12: “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai”.
Não olhe para as aparentes dificuldades ou obstáculos, mas tenha sempre presente que Deus realizará coisas extraordinárias, se você acreditar!
Padre Alberto Gambarini