Certa ocasião perguntaram ao papa João XXIII qual era a maior necessidade da Igreja, a resposta foi: “Uma maior experiência do Espírito Santo”. Algumas pessoas pensam que o Espírito Santo é uma questão de opção, quando na verdade é a condição para uma vida espiritual vibrante.
Quando Nicodemos perguntou a Jesus o que era necessário fazer para ser feliz, escutou as palavras de João 3,5: “Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus”.
Nascer de novo é ter sede de Deus e pedir a Ele a água viva do Espírito Santo.
Quem tem o Espírito Santo tem tudo. A partir desta experiência de nascer da água e do Espírito, passamos a viver uma união mais profunda com Deus. Reconhecemos o Seu amor, e desejamos sempre alegrá-lo.
A oração e leitura da Palavra deixa de ser um fardo, para se transformar em uma necessidade. A participação na missa não é mais uma obrigação, mas oportunidade de encontro com Jesus vivo. Passamos a ter um amor maior pelos outros, porque o Espírito Santo produz em nós o Seu fruto. Que tal a gente pedir agora uma renovação do poder do Espírito Santo recebido no batismo?
Padre Alberto Gambarini