No Antigo Testamento encontramos a estória bonita de uma jovem chamada Ester. Ela ficou órfã muito cedo. Era uma jovem sem nenhuma posição e poder, como tantas outras de sua cidade. Algo a distinguiu: acreditava em Deus e confiava em si mesma.
A Bíblia diz que o poderoso rei Assuero procurava uma esposa. Entre as muitas mulheres apresentadas, Ester foi a escolhida. À primeira vista pode parecer estranho, afinal ela era judia e Assuero pagão. Aí vemos como nem sempre conhecemos os desígnios de Deus. O homem vê a aparência, Deus vai além.
O rei a amava profundamente, e por isso, ela passou a ter uma influência positiva em suas decisões. Ela intercede junto ao rei pelo seu povo, apesar de saber que talvez seria prejudicada por esta atitude. Mas ela, movida pela fé diz em Ester 4,16: “apesar da lei, irei ter com o rei. Se for preciso morrer, morrerei”. Ester compreendeu a importância de usar a sua vida para ser um instrumento de Deus com impacto na vida das pessoas. Ninguém é feliz pensando somente em si mesmo.
Qual é a influência que você tem sobre as pessoas e ambiente ao seu redor? São os seus pensamentos positivos, cheios de esperança e encorajamento? Talvez, em sua vida, faltou carinho e atenção, algumas situações não foram favoráveis ou viveu traumas e decepções. Não permita a nenhuma circunstância tirar de você a coragem para viver com determinação e entusiasmo.
Faça o propósito de levantar todos os dias com a certeza de que você é o tesouro mais precioso de Deus. Esta visão espiritual trará para o seu coração a convicção: nada e ninguém impedirá o projeto de Deus para a sua vida.
Deus acredita em você! Coragem!
Padre Alberto Gambarini