A Diocese de Guarulhos, em São Paulo, depois de alguns meses de espera, foi contemplada com a chegada de um novo bispo diocesano. No próximo dia 16 de março, às 15h, Dom Edmilson Amador Caetano será empossado no Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu, na cidade paulista.
Antes, no dia 12 de março, às 19h30, Dom Edmilson se despede da Diocese de Barretos, a qual estava à frente como administrador diocesano, celebrando uma Missa com a presença dos fiéis e clero local.
Neste último sábado, dia 1º de fevereiro, houve uma Missa de Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em vista da chegada do prelado.
Em entrevista concedida à Gaudium Press, Dom Edmilson afirmou que espera ser fiel à missão que lhe foi confiada.
Ao saber de sua nomeação para a diocese vacante (no último dia 29 de janeiro deste ano), o bispo confessou que teve um impacto com a notícia vinda do Vaticano, especificamente, das palavras do Papa Francisco.
“A primeira reação foi de impacto. Não me encontrei dentro do perfil de bispo de Guarulhos. Imediatamente, é verdade. Dei o meu assentimento ao Papa através do Núncio Apostólico que me comunicava a notícia”, relatou.
Sabendo da importância em substituir o bispo anterior, Dom João Justino Carreira, falecido no dia 1º de setembro do ano passado, devido a um câncer, o prelado recém-nomeado pelo Santo Padre disse que, após o anúncio, vem entregando seu coração a Deus através de orações e momentos de reflexão, “confiando unicamente na Obra que Ele realizará”.
“Somente numa entrega de Fé pode-se entrar sereno na vontade do Pai”, observou.
Perguntado sobre sua experiência episcopal como Bispo de Barretos, Dom Edmilson ressaltou ter vivido as primícias de seu ministério, sempre, à cada dia, “aprendendo a ser bispo”.
“Nasceu em mim esta vontade de estar presente em todas as frentes de evangelização da diocese, valorizando cada carisma, dons de Deus para a obra de evangelização da Igreja. Trabalhei para que cada uma dessas forças evangelizadoras se sentissem Igreja missionária.”
O prelado se considera “somente um instrumento que Deus enviou para semear”, para que outros venham a colher seus frutos, pois, segundo ele, “é Deus que fará sempre crescer e multiplicar”.
Sobre os objetivos em sua nova jornada episcopal, Dom Edmilson acredita que, ao ter o primeiro contato como Bispo de Guarulhos, o Senhor virá inspirá-lo para seguir adiante com seu ministério.
“A única coisa que pedi é que quero conhecer as paróquias e comunidades. Para isso, o Administrador diocesano e o
coordenador de pastoral estão preparando uma agenda”, contou.
Deixando uma mensagem de esperança e Fé para os fiéis de Guarulhos, Dom Edmilson destacou: “Somos chamados a ser Igreja missionária nesta nossa geração. Que possamos sempre estar abertos ao Espírito Santo para realizar a grande obra de amor. As portas do inferno nunca poderão destruir a Igreja, mas se as Igrejas particulares de Barretos e Guarulhos não forem fieis nestes lugares, a Igreja pode acabar. Tenhamos uma verdadeira conversão pessoal e pastoral.”
Dom Edmilson Amador Caetano
Paulistano, Dom Edmilson Amador Caetano estudou Filosofia no Mosteiro de São Bento e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, e no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Obteve a Licenciatura em Liturgia no Pontifício Ateneu Sant’Anselmo, em Roma.
Membro da Congregação de São Bernardo da Ordem Cisterciense, emitiu a profissão perpétua em 25 de março de 1982, sendo ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1985.
No dia 9 de janeiro de 2008, foi nomeado Bispo de Barretos (SP), recebendo a ordenação episcopal em 28 de março.
Fonte: Gaudium Press