Para pedir os Dons do Espírito Santo
Oração inicial
Iniciemos a nossa novena com o sinal da Cruz: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Espírito Santo, ficai comigo e derramai sobre mim Vossas divinas bênçãos. Dai-me a graça de fazer desta novena a ocasião para viver um Novo Pentecostes. Renovai-me com Vosso poder e capacitai-me a testemunhar Jesus Cristo, por palavras e atitudes.
Oração para acender a vela
Senhor, que esta vela que agora acendo seja como uma língua de fogo para que eu fique cheio do Espírito Santo como os primeiros cristãos na sala do cenáculo em Pentecostes. Amém.
Vem, Espírito Santo!
(Se possível, fazer a oração de joelhos)
Vem, Espírito Santo,
E envia do alto do céu
Um raio da Tua luz.
Vem, pai dos pobres,
Doador da divina graça
E luz dos corações.
Es consolo e defensor,
Amável hóspede dos corações
E alívio incomparável.
És descanso no trabalho,
Brisa no calor ardente
E consolo na aflição.
Ó ditosa luz divina,
Ilumina plenamente
O coração dos Teus fiéis.
Sem Ti não pode haver
Em homem algum, jamais,
Inocência nem bondade.
Vem livrar-nos do pecado,
Abrandar nossa aridez
E curar nossas feridas.
Concede-nos que possamos
Superar nossa obstinação,
Vencer a nossa apatia
E nos guardar no bom caminho.
Àqueles que crêem em Ti
E em Ti confiam, concede
Os Teus sete dons sagrados.
Como prêmio da virtude,
Dá -lhes a felicidade e a alegria.
Amém.
4º Dia: Dom de Conselho
Pelo dom do conselho o Espírito Santo responde a esta pergunta da alma: “Senhor, que quereis que eu faça?” (At 9,6). Ele preserva-nos de qualquer precipitação ou leviandade, e sobretudo da presunção, tão perigosa nas vias espirituais. Uma alma que se quer governar unicamente por si mesma, que tem o culto da própria personalidade, age sem consultar a Deus na oração; age praticamente como se para ela Deus não fosse o Pai celeste de quem nos vem toda a luz; “Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes” (Tg 1,17). Veja nosso divino Salvador; diz ele que o Filho, isto é, ele próprio, nada faz que não veja fazer o Pai: “o Filho de si não pode fazer coisa alguma; ele só faz o que vê fazer o Pai” (Jo 5,19). A alma de Jesus contemplava o Pai para ver nele o modelo de suas obras; e era o Espírito de conselho que lhe mostrava os desejos do Pai; por isso tudo que Nosso Senhor fazia era agradável ao Pai: “… faço sempre o que é do seu agrado”(Jo 8,29). É uma disposição pela qual o filho de Deus é capaz de julgar as coisas segundo princípios que estão acima da sabedoria humana. As vezes, a prudência natural, sempre limitada, indica dever-se agir neste ou naquele sentido; depois, pelo dom de conselho, o Espírito Santo mostra princípios superiores que devem dirigir as ações do filho de Deus.
Pausa de silêncio
Oremos
Espírito Santo, concedei-me o dom do conselho, tão necessário nos melindrosos passos da vida, para que escolha sempre aquilo que mais Vos seja do agrado, siga em tudo Vossa divina graça e saiba socorrer meu próximo com bons conselhos. Amém.
Oração final
Vem, Criador Espírito de Deus
Vem, criador Espírito de Deus,
Visita o coração dos teus fiéis,
E com a graça do alto os purifica.
Paráclito do Pai, consolador,
Sê para nós a fonte da água viva,
O fogo do amor e a unção celeste.
Nos sete dons que descem sobre o mundo,
Nas línguas que proclamam o Evangelho,
Realiza a promessa de Deus Pai.
Ilumina, Senhor, a nossa mente,
Acende em nós a tua caridade,
Infunde em nosso peito fortaleza.
Livra-nos das ciladas do inimigo
Dá-nos a tua paz, e evitaremos
Perigos e incertezas no caminho.
Dá-nos a conhecer o amor do Pai
E o coração de Cristo nos revela,
Espírito de ambos procedente.
Louvemos a Deus Pai e a seu Filho,
Demos glória ao Espírito Paráclito,
Agora e pelos séculos sem fim.
Amém.
Dias Anteriores