A Família
Uma família que tira a sua força de Deus torna-se a força do homem e de uma nação inteira.
Entre os muitos caminhos na vida de uma pessoa, a família é o primeiro caminho e, em muitos aspectos, o mais importante, mantendo-se em todos os casos um caminho especial, o único caminho, e um caminho, apenas irrepetível como cada pessoa é irrepetível. Uma pessoa vem a este mundo e se torna um membro de uma família, cresce e se desenvolve, aprende sobre valores. A Igreja abraça a família em seu cuidado maternal, pois sabe muito bem que é precisamente a família que dá a uma pessoa o fundamento para a humanidade completa.
A família tem a sua origem no tipo de amor que o Criador abraça o mundo criado, que já foi expresso “no princípio”, no Livro do Gênesis (1,1), e encontrou a sua confirmação suprema nas palavras de Cristo em Evangelho: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu único – gerado Filho” (J 3, 16). O Filho unigênito, consubstancial com o Pai, Deus de Deus e Luz da Luz, entrou na história humana através da família: “Porque pela sua encarnação Ele uniu-se com cada pessoa.
Trabalhou com mãos humanas, (…) Ele amou com um coração humano, nascido da Virgem Maria, tornou-Se verdadeiramente um de nós, Ele era semelhante a nós em tudo, exceto o pecado. “Portanto, se Cristo” se revela na plenitude de uma pessoa para a própria pessoa, Ele faz isso pela primeira vez na família e por meio da família, na qual Ele quis nascer e crescer. Sabemos que o Redentor escolheu passar uma grande parte de sua vida no segredo de Nazaré, sendo cf “obediente”. Lc 2, 51) como “o Filho do homem” à Sua Mãe Maria e do carpinteiro José. Não é esta a “obediência” filial de uma primeira medida de sua obediência ao Pai “até a morte” (Flp 2, 8), através do qual Ele redimiu o mundo?
João Paulo II, Carta às Famílias Gratissimam Sane. 1994
Oremos: Deus, nosso Pai, o seu plano eterno de salvação atingiu a sua plenitude quando o seu Filho Amado veio ao mundo através da Sagrada Família, santificando Seu nascimento por cada família humana. Confiamos a você nossas famílias e todas as famílias ao redor do mundo. Que a oração seja uma parte de suas vidas, o amor puro, o respeito à vida, e uma preocupação saudável para a juventude. Pedimos-lhe humildemente que o Beato Papa João Paulo II, o defensor incansável dos direitos de uma família, seja para coroá-lo com a glória dos Santos. Por sua intercessão possamos ser fortalecidos pela graça … Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Pai Nosso … Ave Maria … Glória …
Oração para pedir graças por intercessão de São João Paulo II
Ó Trindade Santa, nós te agradecemos por ter enfeitado a Igreja com o Papa João Paulo II e por permitir a ternura de seu cuidado paternal, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito Santo, a brilhar através dele. Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele deu-nos uma imagem viva de Jesus Bom Pastor e mostrou-nos que a santidade é a medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna com você. Concedei-nos, por sua intercessão, e de acordo com sua vontade, a graça que imploramos, na esperança de que ele irá em breve ser contados entre os seus santos. Amém.
(Texto traduzido de Fundação João Paulo II)
Novena a São João Paulo II – 1° dia
Novena a São João Paulo II – 2° dia
Novena a São João Paulo II – 3° dia
Beato São João Paulo II, intercedei à Deus por nossas necessidades!