Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oração inicial
“Nossa Senhora do Carmo, que deixastes o Santo Escapulário como sinal do vosso amor e proteção. Sois reconhecida como assistência na vida e consoladora amável na hora da morte, eu, vosso filho devoto, pronto a vos servir, disposto a vos amar, me apresento a Vós e nesta Novena faço o meu pedido(peça a graça que necessita…). Nossa Senhora do Carmo,nunca se ouviu dizer que alguém necessitado, tendo recorrido a Vós, tenha ficado desamparado.Com confiança, Mãe do Escapulário, intercedei junto ao Vosso Filho, Jesus Cristo, por mim, por aqueles por quem devo rezar sempre e por aqueles que se confiam às minhas orações.Mãe amável, sede-nos propícia e rogai por nós a Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.”
Santíssima Virgem Maria, olhai com carinho e amor a todos os seus pobres pecadores filhos que suplicam a Vossa proteção. Dai-nos força para que possamos vencer os obstáculos do dia-a-dia. Fortalecei a nossa fé com o vosso poder. Amém.
Oração sexto dia:
Oh! Virgem Imaculada, Rainha e Mãe do Carmelo, iluminai com o vosso amor, bondade e sabedoria, as trevas de nossos corações para que possamos aprender a estender nossas mãos aos nossos irmãos que se encontram em dificuldades.
Texto bíblico:
Salmo 27,1-3
“1 De Davi. É para vós, Senhor, que ergo meu clamor. Ó meu apoio, não fiqueis surdo à minha voz; não suceda que, vós não me ouvindo, eu me vá unir aos que desceram para o túmulo. 2 Ouvi a voz de minha súplica quando clamo, quando levanto as mãos para o vosso templo santo. 3 Não me deixeis perecer com os pecadores e com os que praticam a iniquidade, que dizem ao próximo palavras de paz, mas guardam a maldade no coração.”
Breve momento para reflexão
Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Texto histórico:
No ambiente do Convento da Encarnação, Teresa encontrou refúgio na amizade de Juana Suárez e o apoio de uma mestra de noviças bem formada, que a introduziu nos segredos da vida religiosa e lhe falou dos seus gloriosos antepassados no Carmelo. Teresa de Ahumada aprendeu, pois, a ser monja Carmelita em um ambiente histórico determinado, com muitos elementos positivos e com outros muitos que ela, à medida que foi amadurecendo em sua vida interior e em sua experiência de Deus, foi julgando negativos e, inclusive, prejudiciais para algumas almas. E após 27 anos dessa experiência concreta, inspirada pelo Espírito Santo, concebeu a ideia de criar um convento mais simples e menor, no qual se pudesse viver o ideal religioso carmelitano com maior perfeição. Funda o convento de São José em Ávila, primeiro passo daquele que seria um empreendimento que consumiria o resto de sua vida e de cujo legado se pode desfrutar desde então até os nossos dias.
Oração final
“Ó Bendita e Imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo. Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário. Olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção. Fortificai minha fraqueza com vosso poder. Iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria. Aumentai em mim a Fé, a Esperança e a Caridade. Ornai minha alma com as graças e as virtudes que a torne agradável ao Vosso Divino Filho. Assiste-me durante a vida. Consolai-me na hora da morte com a vossa amável presença e apresentai-me a Santíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado e lá no céu eu quero louvar-Vos e bendizer-Vos por toda eternidade. Amém.”
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 1° Dia
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 2° Dia
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 3° Dia
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 4° Dia
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 5° Dia