Dia 23 de Novembro
Meditação para o Mês das Almas
“Creio na Vida Eterna”
Santa Bernardete
Bernardete Soubirous era uma menina muito pobre, natural de Lourdes, a quem Nossa Senhora apareceu pela primeira vez no dia 11 de Fevereiro de 1858. Seguiram-se outras aparições, tendo a Imaculada Conceição deixado uma mensagem de conversão e de oração.
Sentindo que a sua vocação era a vida religiosa, entrou no Convento das Irmãs da Caridade. Apesar de ter sido escolhida por Nossa Senhora, foi sempre muito humilde. Desde menina que foi bastante enfermiça, e isso manifestou-se também quando religiosa.
Pouco a pouco a sua saúde foi piorando. Ela dizia:
– Que importam os sofrimentos desta vida, em comparação com as alegrias que Deus nos reserva na eternidade?
A Superiora convidou-a a voltar a Lourdes, onde a água milagrosa curava tantos doentes, mas ela respondeu:
– Não, Madre. A água milagrosa nada fará comigo. Eu quero continuar a oferecer os meus sofrimentos pela conversão dos pecadores.
A doença agravou-se mas ela tudo aceitava, escondendo a dor com um leve sorriso. As irmãs acompanhavam-na nos últimos momentos. Ela disse-lhes:
– Rezem por esta pecadora.
Foi num dia de Páscoa, 16 de Abril de 1879, que ela partiu para a eternidade. Foi a sua páscoa, a sua passagem para uma vida nova. Tinha 35 anos de idade.
REFLEXÃO BÍBLICA
A boa notícia
O grande inimigo do homem é a morte. As pessoas, por vezes, não a querem ver, metendo a cabeça na areia como fazem as avestruzes. Julgam que, ocultando-a, podem viver mais tranquilos. Mas ela continua a sua tarefa de matar
Contudo, temos uma boa notícia: A morte, com a ressurreição de Cristo, já foi vencida, derrotada definitivamente. Quem acredita em Cristo e O segue, viverá para sempre. (1 Cor 15, 12-19)
ORAÇÃO
Senhor Jesus Cristo,
acreditamos que pela vossa vida,
morte e ressurreição,
vencestes definitivamente o mal,
o pecado e a morte.
Que os fiéis defuntos,
purificados de todo o egoísmo,
sejam recebidos no Reino do amor,
da alegria e da paz.
Amen.
Daí-lhes, Senhor, o eterno descanso,
Que Brilhe para eles a sua luz.
Descansem em paz;
Amem
Dias Anteriores