Dia 18 de Novembro
Meditação para o Mês das Almas
“Creio na Vida Eterna”
Santa Isabel de Portugal
Isabel de Aragão nasceu no ano de 1270 e foi esposa de D. Dinis, rei de Portugal. Além de ser uma boa esposa e mãe, dedicou-se às obras de caridade e, de modo especial, a missões de paz.
Quando o rei D. Dinis morreu, sucedeu-lhe D. Afonso IV. E a rainha Isabel recolheu-se ao convento de Santa Clara de Coimbra. Contudo, continuava atenta para que houvesse paz no reino.
Num dia de Verão, soube que iria começar a guerra entre Afonso IV e o rei de Castela. Eram o seu filho e o seu cunhado.
Apesar do calor e das doenças, pôs-se a caminho em direcção a Estremoz. Ia tentar fazer a paz entre os familiares desavindos.
Infelizmente, devido às doenças que a atormentavam, caiu de cama. Quando se aproximou do leito o seu filho D. Afonso IV, disse-lhe com ternura de mãe:
Já ceaste? Cuida da tua saúde.
Pressentia que a sua hora estava a chegar. Estava serena, na certeza de que o amor apaga todos os pecados.
Era grande a sua devoção a Nossa Senhora. Por isso, começou a cantar-lhe um cântico de louvor. A voz enfraquecia-se sempre mais. Cumpriu-se o seu grande desejo: morrer ao lado do seu filho. Era o dia 4 de Julho de 1336.
REFLEXÃO BÍBLICA
Já e ainda não
Quando o batismo é celebrado por imersão, o neófito é como que sepultado nas águas que simbolizam a morte. Depois, sai e veste uma túnica branca, a cor da ressurreição. Este rito, utilizado pelos primeiros cristãos, simboliza uma realidade invisível.
De fato, nós já ressuscitamos para uma vida nova, embora ainda não se tenha realizado a ressurreição definitiva, essa que aguardamos em jubilosa esperança. (Romanos 6, 3-9)
ORAÇÃO
Senhor Jesus Cristo,
acreditamos que pelo batismo
fomos revestidos de vós,
e ressuscitamos misteriosamente
para uma vida nova.
Que os fiéis defuntos,
batizados na água e no Espírito,
entrem na morada definitiva
reservada aos eleitos.
Amen.
Daí-lhes, Senhor, o eterno descanso,
Que Brilhe para eles a sua luz.
Descansem em paz;
Amem
Dias Anteriores
Meu Senhor e Meu Deus, eu tenho mas aumentai minha fé ! Peço encarecidamente que curai minha mãe Valmira de Sousa Pinto, meu chefe Ricardo C.G e d. Neves do cancer, dai-lhes a cura e salvação. Entra Senhor no coração de Vagner Moreira, Andre Escandor, Renato Barros e Jeferson Galvão que sejam pais presentes na vida de Cauã Batista Moreira, Maria Eduarda Batista Escandor, Nicole S.B. Barros e Emanuele S.B. Galvão. Que eu possa ter minha casa propria e formar uma linda familia com Alexandre Fernandes Novais que ele me aceite e me assuma de verdade. Que minha mãe consiga se aposentar. E todos nós possamos ser perdoados e viver em paz junto com Deus e Nossa Senhora. Amém e obrigada