Dia 11 de Novembro
Meditação para o Mês dos Mortos
“Creio na Vida Eterna”
São Martinho
Martinho nasceu cerca do ano de 316 de pais pagãos. Converteu-se ao cristianismo e chegou a ser bispo de Tours. Pressentindo que ia morrer, reuniu os clérigos da sua comunidade e informou-se de que estava próxima a sua partida para Deus. Os seus estava próxima sua partida para Deus. Os seus irmãos religiosos ficaram muito tristes e suplicaram:
Bispo Martinho, não nos abandones. Ficaremos como que órfãos. Se vierem os lobos ferozes e atacarem-nos, não temos pastor para nos defender. Tem pena de nós.
Comovido com estes lamentos, voltou-se para uma imagem de Cristo e rezou:
Senhor, se ainda sou necessário ao vosso povo, n, não me recuso a trabalhar; seja feita a vossa vontade.
Entretanto, com os braços erguidos e os olhos elevados ai Céu, continuou a rezar. Quando lhe pediram para mudar de posição, repousando um pouco o corpo fatigado, disse:
Deixai-me, irmãos, deixai-me olhar antes para o Céu do que a terra, para que a minha alma, ai iniciar a sua marcha, siga bem o seu caminho.
Depois de pronunciar estas palavras, partiu para o Céu. E ainda hoje muitos se alegram com a vida desde grande santo.
Reflexão Bíblica
Parto doloroso Pai
Jesus, no discurso da última ceia, ao ver os seus apóstolos tristes quando lhes falou da morte, disse-lhes que a sai tristeza se pode converter em alegria. A mulher, quando deu a luz a criança, já não se lembra da sua aflição.
De fato, a morte corporal é como um parto doloroso mas necessário para se entrar no mundo de Deus, na vida eterna. E nessa nova terra a alegria será completa, plena e abundante. (João 17, 19-24)
Oração
Senhor Jesus Cristo,
acreditamos que
depois de terdes passado pela paixão
chegastes à glória da ressurreição,
da vida para sempre.
Que os fiéis defuntos.
Passando pelas sombras da morte,
entrem na claridade da vossa luz
e vivam eternamente.
Amem
Daí-lhes, Senhor, o eterno descanso,
Que Brilhe para eles a sua luz.
Descansem em paz;
Amem
Dias Anteriores