Muitas pessoas tem dúvidas com relação ao dogma da Assunção de Maria ao céu. Não é uma dúvida se ela foi assunta ou não, mas, se ela morreu antes de ser levada ao céu.
Convém explicar o que significa a palavra dogma. O dogma é a verdade de fé que não pode ser negada por nós cristãos católicos. E as verdades de fé sobre nossa senhora são extremamente bonitas.
O dogma da assunção de Maria, do qual se trata a pergunta, proclama que Maria foi levada ao céu, em corpo e alma, por Jesus, no fim dos seus dias neste mundo.
Na igreja e no mundo todo sempre houve uma discussão sobre a morte de Maria. Para alguns estudiosos, Maria não poderia ter morrido, já que a morte é consequência do pecado e ela foi preservada por Deus do pecado original, outros alegam que se o próprio Jesus morreu por que não morreria sua mãe, que embora amada por Deus e escolhida como mãe do Salvador, era uma criatura humana.
A igreja sábia como tende de ser, não quis entrar em discussão quando proclamou o dogma da Assunção de Maria no ano de 1950. Quem declarou o dogma foi o Papa Pio 12, dizendo as seguintes palavras: “A Assunção de Maria ao céu nos lembra que, o que acontecerá com todos os que aceitam Jesus já aconteceu com Maria, Mãe de Deus e nossa. Maria, quando terminou seus dias neste mundo, foi levada ao céu por Jesus, em corpo e alma”.
Vamos analisar um pouco, repare que o Papa não disse que ela morreu nem dormiu, disse apenas que ela terminou seus dias neste mundo. Além disto, muito antes da proclamação da Assunção de Maria, o povo de Deus já a tinha proclamado como Assunta ao Céu. No quarto mistério glorioso, afirmamos a Assunção de Maria e ele é contemplado desde a idade média. Por tanto, além de dogma a Assunção é uma verdade da fé.
A igreja declarou a Assunção de Nossa Senhora com o seguinte argumento: aquela virgem puríssima que formou em seu seio o corpo de Cristo, o cordeiro sem mancha, aquela que foi preservada da mancha original em virtude dos mérito de Jesus, não poderia ter o seu corpo sujeito a corrupção, a decomposição. Ela esta agora em corpo e alma junto ao pai.
Veja, a Assunção de Maria, é para nós uma certeza de que nosso destino final e estar de corpo e alma junto de Deus, como nos disse o Papa Pio 12, se cremos, acontecerá com todos o que aceitam a Jesus o que aconteceu com Maria, ressuscitaremos de corpo e alma no último dia.
Padre Alberto Gambarini
Sou católica e apaixonada por Nossa Senhora e tudo que gira em torno de sua existência não gosto de discutir.Quem ama, simplesmente ama e não impõe condições.Se Ela subiu ou não aos céus em corpo e alma isto não muda minha devoção por Ela.Não suporto discussões que em nada me fazem crescer na Fé.
boa!!! quem ama não fica buscando esplicaçães apenas ama.e deixa ser amado…
FÉ É FÉ.
Realmente, quem ama,ama de verdade acredita e sempre.Eu amo Maria Santíssima,Amém
Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Nossa Senhora deu o sim a Deus e através desse sim estamos salvos em Cristo Jesus. Tenho uma profunda admiração por ela e admiro muito este servo de Deus que é o Pe. Alberto Gambarini. Obrigada Padre por trazer tão belas palavras para nosso aprendizado na fé católica.
Muito bonita a explicação do Pe. Alberto. O amor à Deus e a sua mãe não precisa ter fundamentação concreta e científica mas de fé. Nem tudo o homem consegue explicar, o mistério de Deus é fé.