A Arquidiocese de Madri se prepara para realizar uma nova Jornada do Apostolado Secular na qual refletirá sobre os desafios que a Nova Evangelização apresenta para a Igreja, especialmente quanto ao testemunho cristão no mundo e a missão dos leigos. A edição número 15 deste encontro, que ocorrerá no próximo sábado, 11 de abril, no Colégio Valdeluz da capital espanhola, terá como lema “Leigos em meio ao mundo, alegres em missão”.
A abertura da jornada, marcada por uma Celebração Eucarística às 10h, estará a cargo de Dom Carlos Osoro, Arcebispo de Madri. Após ele, às 11h15, o sacerdote e jornalista Manuel María Brú, que foi Delegado Episcopal de Meios de Comunicação Social da diocese madrilenha e é o atual Vigário paroquial de São Jerônimo de Madri, oferecerá a conferência central “Leigos em meio ao mundo, alegres em missão”; da qual seguirá um debate e vários encontros por grupos.
Na parte da tarde, a partir das 16h30, estará dedicada a uma mesa redonda com o tema “Testemunho cristão no mundo universitário”, na qual intervirão Ana García Mina Freire, Vice-diretora de Serviços à Comunidade e Estudantes; Clemente López González, Vice-reitor de Investigação e Organização da Universidade Francisco de Vitoria; e Maria do Rosário Sáez Yuguero, Reitora da Universidade Católica de Ávila. A jornada concluirá com oração das Vésperas.
Esta iniciativa, na qual se espera a partição das associações e movimentos leigos da Diocese, assim como os seculares das diversas comunidades paroquiais, é organizada pela Delegação Episcopal de Apostolado Secular. Seu objetivo, além de apresentar os desafios que significam a Nova Evangelização para a Igreja, é o de facilitar “a reflexão, o testemunho, a comunicação e a experiência gozosa de Cristo em nossa vida; e abrir espaços para o testemunho para que os leigos comuniquem a alegria de sua Fé”, como sublinha a Delegação de Apostolado Secular em informação sobre a jornada.
“Esta é a missão, a isto os convido, a levar a alegria do Evangelho, que quer dizer sair à cidade ir ao encontro, falar de Jesus, escutar as pessoas, não ter as portas fechadas, viver responsavelmente na rua, convidar a conversão pessoal”, continua a Delegação citando palavras de Dom Osoro.
Esta jornada, a mais importante para o Apostolado Secular a nível diocesano, também tem uma finalidade social e solidária, posto que a coleta da Eucaristia que presidirá o Arcebispo de Madri estará destinada para as pessoas de baixos recursos econômicos.
A Delegação de Apostolado Secular de Madri é um lugar de encontro e coordenação dos diversos movimentos e associações laicais da Igreja particular. Seu objetivo é o de fomentar e potencializar o Apostolado Secular dentro da Diocese, assim como impulsionar o testemunho cristão e a dimensão pública da Fé a partir do laicado, e difundir o Magistério sobre os leigos.
A Delegação foi posta em marcha anos atrás pelo hoje Arcebispo Emérito de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, que buscou tornar realidade o assinalado pelo Concílio Vaticano II: “Do trato familiar entre os leigos e os Pastores se podem esperar muitos bens para a Igreja; atuando assim, nos leigos se desenvolve o sentido da própria responsabilidade, se favorece a alegria, e as forças dos leigos se unem mais facilmente à tarefa dos Pastores. Estes, ajudados por leigos competentes, podem julgar com maior precisão e capacidade tanto as realidades espirituais como as temporais, de maneira que toda a Igreja, fortalecida por todos seus membros, realize com maior eficácia sua missão para a vida do mundo”.
Fonte: Gaudium Press