Continuando seus esforços para aprofundar e dar a conhecer a grandeza do patrimônio cultural, cristão e clássico da antiguidade ocorre desde a última quarta-feira, 19 de fevereiro, em em Madri a II Jornada da poesia religiosa.
Organizada pela Universidade Eclesiástica San Damaso (UESD), da Faculdade de Literatura Cristã e Clássica San Justino, a jornada começou às 10h da manhã, horário local, em Madri, na Sala Paulo Domínguez da instituição acadêmica, e foi inaugurada pelo Decano da Faculdade de Literatura, Patricio de Navascués Benllonch.
Após esta intervenção, por volta das 10h15 ocorreram três dissertações: a primeira com o tema “Parmênides se encontra com a deusa”, por Alberto Bernabé da Universidade Complutense. Seguido por “A inspiração profética: mântica pagã e profecia cristã nos autores patrísticos”, que foi oferecido por Jesus Nieto Ibáñez, da Universidade de León; e “Lucio e a lua: a inspiração de um deus diante da inspiração de um jumento”, por Clara Sanvito de UESD.
Temas como “A inspiração nas Odes de Salomão”, “A inspiração da poesia de Salomão em São Hipólito”, “Maria, poetisa de Cristo. O XV Hino à Natividade de São Efrém”, e “Profetas e Evangelistas, palavra veraz. O uso da Escritura inspirada Cirilona”, foram abordados ao meio-dia.
Já no período da tarde, por volta de 17h45, os palestrantes Ángel Gómez Moreno, da Universidade Complutense, e Jaime Olmedo, da Academia Real da História, dissertaram sobre os temas “Dos clássico a Fernández de Andrada: reavaliação da arte macabra de Valdés Leal” e “Poesia e Religião na literatura pós-guerra espanhola”, respectivamente.
A jornada foi encerrada às 19h por Dom César Franco, Arcebispo de Madri, com a recitação dos próprios poemas. O prelado será acompanhado pelo poeta Carlos Murciano.
A Primeira Jornada de Poesia Religiosa foi realizada há um ano. Naquela ocasião se aprofundou sobre a poesia latina e a poesia religiosa contemporânea, entre outros temas.
Fonte: Gaudium Press