Sri Lanka já vive a reta final da espera da visita apostólica do Papa Francisco ao país, e a Igreja local determinou que os últimos 100 dias antes da chegada do Pontífice sejam de uma intensa preparação espiritual. A chegada do Pontífice está programada para o dia 13 de janeiro de 2015 e o tempo de preparação foi iniciado formalmente no dia 05 de outubro passado.
Com uma solene Eucaristia na Basílica Nacional de Nossa Senhora de Lanka se iniciou este período especial que expôs o Bispo Auxiliar de Colombo, Dom Emmanuel Fernando, segundo reportou a Agência Fides. “Necessitamos uma preparação espiritual mais profunda pela visita do Santo Padre e pela canonização do Beato José Vaz”, motivou o prelado. Depois da Missa se realizou um ato no qual se anunciaram vários aspectos dos preparativos e se explicou que se difunde no país uma oração especial para que seja feita pelas famílias durante os 100 dias e que se avança na preparação de uma Hora Santa especial por este motivo, especialmente desenhado para crianças, de forma que as escolas católicas e grupos de catequese possam fazer parte da iniciativa.
No evento se explicou aos assistentes os elementos do logotipo da visita apostólica, que inclui a “Cruz do Sri Lanka”, a representação do Beato José Vaz, que será canonizado pelo Pontífice, a Tiara papal e as cores da bandeira da nação que rodeiam o conjunto do desenho. O significado global do logotipo é, segundo o Padre Priyantha Silva, que foi o encarregado da composição, que “a Igreja Católica do Sri Lanka aceita a liderança afetuosa do Papa Francisco como seu Pastor e chefe, e lhe dá calorosas boas vindas”.
O logotipo ilustra uma cruz florescente que faz referência à ressurreição e emprega a cor azul tanto na Cruz como em uma representação da flor nacional de Sri Lanka para indicar a especial devoção dos católicos no país à Santíssima Virgem, Nossa Senhora de Lanka, a quem se consagrou o território depois da Segunda Guerra Mundial.
Fonte: Gaudium Press