Dois grupos, num total de 120 indigentes, moradores de rua e doentes assistidos por duas paróquias romanas, vão poder ver com os próprios olhos o Santo Sudário. As despesas da viagem de ônibus de Roma para Turim serão pagas pela Esmolaria Apostólica, departamento vaticano responsável pelas obras de caridade do Papa.
“É uma maneira de preparar a visita pastoral de Francisco programada para o dia 21 de junho: antes do Papa, chegarão os seus pobres”, explicou o esmoleiro apostólico, Dom Konrad Krajewski. O primeiro grupo partiu na manhã desta quarta-feira (03/06) com 50 integrantes. O próximo ônibus sairá de Roma na semana que vem, com outro grupo de 70 pessoas.
Iniciativas da Esmolaria
Dom Krajewski, a quem o Papa pediu que não ficasse atrás da escrivaninha mas que levasse pessoalmente as ajudas em seu nome aos necessitados, já havia organizado em março a visita à Capela Sistina para um numeroso grupo de moradores de rua, que terminou com um jantar nos Museus Vaticanos. Há poucas semanas, o arcebispo também promoveu um concerto no qual os indigentes ocuparam as primeiras filas na Sala Paulo VI, no Vaticano. Funcionam ainda, a todo vapor e graças ao serviço diário de muitos voluntários, as duchas e a barbearia “do Papa”, nas imediações da Praça São Pedro.
“Devemos nutrir quem está em dificuldades não somente com o pão – explicou Dom Krajewski – mas também oferecer ocasiões para admirar a beleza, como foi o caso da Capela Sistina, ou para viver como tantos outros peregrinos momentos importantes para a fé como no caso da exposição do Santo Sudário”.
Fonte: Rádio Vaticana