“A Igreja com todos, a serviço de todos”, é o lema do Dia da Igreja Diocesana que a Espanha celebrará no próximo domingo, 17 de novembro.
A jornada, organizada pelo Secretariado para a Sustentabilidade da Igreja da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), celebrada todos os anos durante o domingo anterior à festividade de Cristo Rei, é um convite para que os fiéis tomem consciência de que a Igreja Universal se concretiza em cada um na Igreja particular, ou seja, na Diocese. É também uma oportunidade para que os católicos apoiem financeiramente o trabalho pastoral que é desenvolvido em cada uma de suas jurisdições eclesiásticas.
Por ocasião deste evento, alguns Bispos espanhóis voltaram-se aos fiéis de sua Diocese incentivando-os a unirem-se à jornada com sua oração e apoio, assim como fez o Bispo de Valência, Dom Carlos Osoro Sierra.
“A Igreja está com todos e à serviço de todos, porque mostra sua proximidade com o coração de cada homem, manifestando sua preocupação e interesse por cada pessoa”, assinalou o prelado ao referir-se ao lema do Dia da Igreja Diocesana.
Mais tarde, tomando algumas palavras do Papa Francisco, Dom Osoro também recordou: “A Igreja é nossa Mãe, a Igreja nos dá a vida, nos engendra na Fé por obra do Espírito Santo. Deus nos dá o dom da Fé através da Igreja. Como uma mãe ajuda os filhos a crescerem, a Igreja mostra o caminho da vida, acompanha nosso crescimento porque nos transmite a Palavra de Deus e nos alimenta com a Eucaristia. A Igreja entrega o perdão de Deus através do sacramento da penitência, como a mãe que sempre compreende e defende seus filhos, os acolhe, está próxima de cada um em seus sofrimentos e alegrias e sabe reconhecer neles os dons recebidos”.
Neste sentido, o prelado recordou que cada membro da Igreja é responsável por “anunciar o Evangelho, entregar sua vida a Jesus Cristo, seu amor, sua paz a todos os homens e mulheres, para dar luz a cada situação de sofrimento (…), para que recebam este rosto de mãe que presenteia ao seu Filho”.
Fonte: Gaudium Press