Por que, para muitas pessoas, a fé e as práticas religiosas já não são mais o ponto de apoio diante da vida? Por que a falta de vontade, o cansaço, o incômodo para participar da Igreja?Por que os jovens não se sentem atraídos? Por que, em resumo, esta monotonia e esta falta de alegria entre os cristãos?
O episódio da transfiguração nos ajuda a dar uma resposta a estas questões. O que a transfiguração significou para os três discípulos que a presenciaram? Até então haviam conhecido Jesus em sua aparência externa, um homem não diferente dos demais, de quem conheciam sua procedência, seus costumes, seu tom de voz… Agora conhecem outro Jesus, o verdadeiro Jesus, o que não se consegue ver com os olhos de todos os dias, à luz normal do sol, mas que é fruto de uma revelação, de uma mudança, de um dom de Deus.
Para que as coisas mudem também para nós, como para aqueles três discípulos no monte Tabor, é necessário que aconteça em nossa vida algo semelhante ao que ocorre em um namoro. No namoro o outro, o amado, que antes era um entre muitos, ou talvez um desconhecido, de repente se converte em único, o único que interessa no mundo. Os dois encontram tempo para estarem juntos, quando estão distantes sentem falta um do outro. O que aconteceu? Sentem-se atraídos um pelo outro.
A vida cristã verdadeira tem que ser assim. É necessário sentir a alegria de estar com Jesus. Alguns poderão dizer: quando duas pessoas se apaixonam podem se ver, tocar. Também Jesus o vemos e tocamos! Realizamos isso com outros olhos e outras mãos: a fé e o coração. Este foi o caminho dos discípulos:
Mt 17,1
“…Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os a parte a uma alta montanha”
Subir a montanha tem vários significados espirituais. A montanha indica a importância da terra estar unida ao céu. Quem sobe a montanha esta mais próximo de Deus. E fazemos isso, por meio da oração e também entrando em um lugar sagrado, uma igreja. Nestes dois momentos temos um encontro com uma pessoa real, viva: Jesus Cristo.
No namoro humano podemos ficar decepcionados. Com Jesus as coisas são melhores, Ele nunca nos decepciona. Se o buscamos de coração, mais enamorados ficamos. O encontro diário pela oração, fortalece a nossa fé. A casa de Deus é a Igreja: é o lugar onde nos espera para nos alimentar com o Seu Corpo e Sangue de Jesus. Esta certeza é confirmada pela voz de Deus:
Mt 17,5
“daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o.”
Aí esta o segredo de uma vida abençoada: Ouvir, buscar e testemunhar Jesus!
Pe. Alberto Gambarini
A comparação com o namoro humano faz nos sentir a dimensão da sintonia com Jesus. A confiança e carinho que podemos ter sem decepções. Eu amo amar Jesus. Obrigada padre Alberto
Jesus, eu Te Amo!
Padre obrigada pelas suas mensagens atravez delas que estão me dando forças para suporta as minhas dificudades
é isso.
lendo essa oraçoã agora min ajuda a se forte para o problema q estou agora
nas mãos de Deus eu coloco toda minha vida!
Jesus eu confio em vos!
essa mensagem mim fortalece minha fé!
Gostei destas palavras pois aqui em casa quem é mais firme na prática da espiritualidade sou eu (…) . E gostei também das chaves de leitura das passagens usadas .
SENHOR JESUS PELO PODER DE DEUS PAI,QUERO OUVIR TUA VOZ PARA QUE ASSIM SENDO EU POSSA TE OUVIR E TE SEGUIR SENHOR JESUS E QUE O ESPÍRITO SANTO POSSA ASSIM ME CONDUZIR.AMÉM