O novo reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Eduardo Catalfo, foi empossado neste último domingo, 27 de janeiro, durante missa no Altar Central. A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Dom Orlando Brandes e animada pelo novo ecônomo do templo mariano, Padre Luiz Cláudio Alves de Macedo.
A celebração eucarística também festejou ação de graças pelos anos de dedicação e trabalho do Padre João Batista de Almeida, que desde 2015 esteve à frente da Casa da Mãe Aparecida.
No início da missa, a Imagem da Senhora Aparecida entrou no Santuário, sendo carregada pelos pais do novo reitor até o Altar Central. A entronização da Virgem Santíssima no trono ficou encarregada pelo Padre Eduardo, como sinal do seu compromisso de ser o guardião da Padroeira do Brasil.
Em seguida, o chanceler da Cúria Metropolitana de Aparecida, Padre Narci Jacinto Braga, fez a leitura da Provisão, que consiste na nomeação do novo reitor do Santuário.
Após fazer seu juramento, expressando o comprometimento com a ação pastoral no Santuário, Padre Catalfo recebeu das mãos do Padre João Batista as chaves do Nicho de Nossa Senhora Aparecida.
Por fim, ao agradecer e dirigir suas palavras aos jovens, o recém nomeado reitor do Santuário declarou: “hoje eu gostaria de falar com os jovens que nos acompanham pelos meios de comunicação e faço a vocês, queridos jovens, o convite: venham ser redentoristas! Venham trabalhar na Casa da Mãe. Aqui é o lugar para ser feliz”.
“Há 125 os redentoristas trabalham no Santuário e nós aprendemos com Santo Afonso a cuidar de nós e de Maria. Que Nossa Senhora nos dê a graça de viver a fé, de viver a esperança, de viver a caridade… e que ela nos faça discípulos e missionários de Jesus”, concluiu.
Com o mandato até 2022, o novo reitor terá, entre suas responsabilidades, a indicação dos novos prefeitos de Igreja do Santuário e a presidência da Academia Marial de Aparecida, além de indicar um novo diretor para o órgão.
Fonte: Gaudium Press, com informações da A12.