Nos próximos dias, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer deverá participar de diversos eventos na cidade de Roma.
Durante este período, Dom Odilo poderá tratar com o Papa Francisco vários temas. Entre eles, a canonização do Beato José de Anchieta, Apóstolo do Brasil e fundador da cidade de São Paulo.
Mas o principal compromisso do Arcebispo na capital italiana será participar do Consistório, no dia 22 de fevereiro, onde o Santo Padre criará 19 novos cardeais para a Igreja. Nesta relação, está o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
Porém, nos dias 20 e 21, o Papa se reunirá com todos os Cardeais para refletir sobre o tema da família, incluído no Sínodo dos Bispos, que será realizado entre os dias 5 e 19 de outubro deste ano, para tratar dos desafios pastorais da família no contexto da evangelização, com base no documento “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”.
Nesta ocasião, o Arcebispo participará de reuniões do Conselho do Sínodo dos Bispos, órgão permanente da Cúria Romana, da Congregação para a Educação Católica, além de visitar outros dicastérios, como as Congregações para a Doutrina da Fé e do Clero.
O Cardeal ainda solicitou uma audiência com o Cardeal polonês Zenon Grocholewski, prefeito da Congregação para a Educação Católica, para dialogar sobre o pedido de aprovação para que o Instituto de Direito Canônico, Padre Giuseppe Benito Pegoraro, da Arquidiocese de São Paulo, se torne uma faculdade.
Já durante audiência com o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o Cardeal Angelo Amato, Dom Odilo discutirá os detalhes da celebração de beatificação da Madre Assunta Marcheti, co-fundadora das religiosas scalabrinianas, que será realizada no dia 25 de outubro, em São Paulo.
Finalizando sua estada em Roma, seu último compromisso será na reunião ordinária da Comissão de Cardeais para o Estudo dos Problemas Organizativos e Econômicos da Santa Sé.
Fonte: Gaudium Press