O Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero do Vaticano, Dom Cláudio Hummes, lançou seu quarto livro, desta vez, direcionado aos padres.
O título “Padres para a Nova Evangelização”, contém 137 páginas divididas em oito capítulos e pretende mostrar as mudanças que a nova evangelização vem trazendo para a igreja.
Segundo Dom Cláudio, o que o fez escolher o tema foi a atenção voltada aos sacerdotes, vistos como os principais agentes dentro de suas paróquias e que necessitam deste novo ensinamento, pois atualmente, é preciso ter convicções profundas na fé.
Ainda segundo o Arcebispo, o sentido da nova evangelização remete a uma Igreja mais missionária e próxima, buscando acolher o seu povo da melhor forma.
“Estar junto das pessoas, ir às pessoas, falar com as pessoas, olhar as pessoas nos olhos, tocar as pessoas.” Disse Dom Cláudio, rememorando a postura do Papa Francisco com seu povo.
O Cardeal também citou o Papa João Paulo II como exemplo de trabalho missionário.
“O Papa João Paulo II já tinha insistido, quando falava na necessidade de uma evangelização comum, novo ardor missionário, novos métodos, novas expressões.”
Nas últimas folhas do livro, encontram-se pistas de como fazer com que a nova evangelização aconteça.
Outro aspecto levantado pelo Cardeal Dom Cláudio é que a missão nunca deve ser encerrada sem que os pontos mais altos e que demandam mais tempo tenham sido resolvidos, além do ato de visitar as pessoas mais necessitadas da palavra que deve tornar-se contínuo.
“O visitar, o estar junto do povo, tem de fazer parte da dinâmica do dia a dia. O povo, tem de sentir que a Igreja se move junto, que está misturada com ele.” Pondera o Arcebispo. (LMI)
Fonte: Gaudium Press