No Vaticano vivem-se dias de um Consistório convocado pelo Papa Francisco por ocasião da criação de 19 novos purpurados dos quais 3 são bispos eméritos.
Para este acontecimento o Santo Padre quis que os primeiros dias fossem dedicados a uma reflexão sobre a Família.
Após a saudação inicial do Cardeal Angelo Sodano, Decano do Colégio Cardinalício e uma conferência proposta pelo Cardeal Walter Kasper sobre o “Evangelho da Família”, o Papa Francisco fez uma alocução aos cardeais na qual exortou a uma pastoral mais corajosa e cheia de amor frisando que a família é hoje em dia desprezada e maltratada:
“Hoje, a família é desprezada, é maltratada, pelo que nos é pedido para reconhecermos como é belo, verdadeiro e bom formar uma família, ser família hoje; reconhecermos como isso é indispensável para a vida do mundo, para o futuro da humanidade.
É-nos pedido que ponhamos em evidência o plano luminoso de Deus para a família, e ajudemos os esposos a viverem-no com alegria ao longo dos seus dias, acompanhando-os no meio de tantas dificuldades. Também com uma pastoral inteligente, corajosa e cheia de amor.”
Sobre a conferência do Cardeal Kasper o Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, em encontro com os jornalistas, precisou que o purpurado indicou a família como via privilegiada da nova evangelização. Um texto em que é dado espaço aos temas da validade do matrimónio e dos divorciados recasados. Especificamente sobre estes temas o Padre Lombardi afirmou que se trata de “ter unido o binómio inseparável da fidelidade às palavras de Jesus e da misericórdia, da compreensão da misericórdia de Deus, na vida das pessoas e, portanto, na ação pastoral da Igreja.”
Entretanto, neste Consistório há um novo Cardeal de língua portuguesa, trata-se do Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta.
O colega do programa brasileiro Silvonei José entrevistou o novo purpurado das Terras de Vera Cruz que conta com as orações de todos e considera ser esta nova missão uma grande responsabilidade.
Fonte: Rádio Vaticano