Se o dia penitencial globalmente promovido pelo Papa Francisco no último dia 28 de março for comparado a um terremoto, a nova iniciativa da Arquidiocese de Tucumán (Argentina), se tornaria uma de suas réplicas mais marcantes. Na próxima sexta-feira, 04 de abril, os confessionários tomarão a Praça da Independência, ponto importante da cidade argentina, para levar o Sacramento da Penitência diretamente para as ruas.
A vontade de Dom Alfredo Horacio Zecca, Arcebispo de Tucumán, é através deste gesto “promover a confiança na Misericórdia de Deus”, segundo informou a agência AICA. O prelado encomendou a tarefa aos párocos da Catedral, de São Francisco e La Merced, que instalarão os elementos necessários para administrar o sacramento aos fiéis na praça pública.
Segundo AICA, a ideia surgiu a partir da resposta maciça dos fiéis na jornada penitencial internacional “24 horas com o Senhor” do último dia 28 de março, que ocasionou a grande concentração de penitentes na Catedral e que 10 sacerdotes tiveram que atender os fiéis de forma simultânea no Templo Maior de São Miguel de Tucumán. O próprio Dom Zecca aderiu à iniciativa e se confessou durante mais de duas horas.
Por esta razão e para facilitar e promover ainda mais o acesso dos fiéis ao sacramento durante a Quaresma, os confessionários serão instalados na praça, já sem risco de que o espaço não seja suficiente. “Os confessionários serão instalados na Plaza Independencia, e atenderão a todos os que passarem por ali e quiserem ser ouvidos. Deus nunca se cansa de perdoar!”, declarou uma fonte da Arquidiocese.
Certamente, o novo chamado da Igreja em Tucumán atrairá aos fiéis, e seu exemplo, tendo em vista todos os transeuntes, poderá motivar outras almas que renovem seu encontro com Deus no meio da cidade.
Fonte: Gaudium Press