A Congregação para as Igrejas Orientais publicou uma nota na manhã de sexta-feira (22/04) em que comunica sua adesão ao apelo feito pelo Papa para a realização de um dia de sensibilização e coleta de ajudas, em toda a Europa, por todo o povo que sofre na Ucrânia.
A Congregação convida todos a contribuírem, com generosidade, neste domingo, 24 de abril, para assegurar a assistência às pessoas em condição frágil e feridas na alma e no corpo pelas violências no país. Também se agradece a solidariedade material recebida por diferentes episcopados e agências de ajuda.
Este novo gesto de caridade que o Papa pediu às Igrejas da Europa deve despertar também a consciência da fraternidade que nos une aos irmãos e irmãs na Ucrânia, por vezes esquecidos – como em muitas outras situações atuais no mundo. “Que a proximidade de muitos seja como uma pequena lâmpada que reacende a esperança nos corações feridos, ajude os pastores das Igrejas cristãs a consolar e curar a dor de seus fiéis, incentive os políticos a promoverem o respeito do direito e a paz”.
O comunicado se encerra com a invocação à Mãe de Deus, ‘Porta da Misericórdia’, que velou na Praça São Pedro sobre a abertura do Ano Santo, para que proteja a Europa e inspire, com a sua oração, sentimentos de reconciliação e a nova capacidade de saber viver juntos, como irmãos.
Fonte: Rádio Vaticano