Existe uma maneira simples para ler, rezar e viver a Palavra de Deus? Sim, e se chama Lectio Divina. A primeira vista um nome esquisito, mas que significa leitura divina ou leitura orante da Palavra.
A origem desta maneira de rezar a Palavra vem do começo do cristianismo. Trata-se de uma leitura pessoal da Palavra de Deus, durante a qual se deseja, em espirito de oração, guiados pelo Espírito Santo, experimentar a presença de Deus, que fala por meio da Sagrada Escritura.
Quem realmente quer mergulhar na profundidade do amor de Deus, e ser tocado pelo Seu poder, deve trazer no coração o desejo de ouvir a voz divina como Samuel: “Fala, Senhor, teu servo escuta.”(1°Sm 3,10); e a coragem para dizer como a Virgem Maria: “Faça-se em mim, segundo a Tua Palavra.”(Lc 1,38).
A Lectio Divina não é um estudo da Palavra, buscando conhecimento, como quem estuda determinada matéria. A Lectio Divina tem como propósito se deixar transformar pela Palavra. E o motivo é simples: a Palavra é uma pessoa, Jesus, por meio de quem tudo foi feito por Deus. Neste espírito, alimentar-se da Palavra, significa alimentar-se de Jesus, e assim receber “toda bênção espiritual” (Ef 1,3). Ele prometeu: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.” (Jo 15,7).
É importante jamais esquecer: Não basta ter a Bíblia, é necessário ler; não basta ler, é necessário compreender e meditar; não basta compreender e meditar, é necessário viver.” Feliz o homem a quem ensinais, Senhor, e instruís em vossa lei, para lhe dar a paz no dia do infortúnio, enquanto uma cova se abre para o ímpio.” (Sl 93,12-13).
Como fazer a Lectio Divina?
1° Passo: ABRIR A BÍBLIA na passagem escolhida para ouvir Deus. (uma das maneiras é acompanhar os evangelhos usados na missa diária). Neste momento é necessário fazer uma pausa de silêncio, tomando consciência de que Deus estará falando conosco, e nós iremos falar com Ele.
2° Passo: INVOCAR O ESPÍRITO SANTO, de modo espontâneo ou com alguma oração própria.
3° Passo: LEITURA – consiste em ler calmamente uma primeira vez. A seguir, reler tendo na mão um lápis ou marca-texto, para marcar as palavras ou frases que tocam mais profundamente.
4° Passo: MEDITAÇÃO – é o momento para perguntar: O que esta leitura fala para mim? O que Deus esta pedindo? Significa deixar-se tocar pela presença de Deus, e saborear a alegria de Sua amorosa amizade.
5° Passo: CONTEMPLAÇÃO – o coração, uma vez inundado pela presença de Deus, se abre em oração confiante. O Espírito Santo nos conduz à adoração, louvor, silêncio, tendo a certeza de estarmos diante do único que nunca nos condena, sempre nos ama, inspira, consola, cura e liberta.
6° Passo: AÇÃO – lemos a Palavra, meditamos, rezamos para estar unidos a Deus e viver no dia a dia a Sua vontade. Significa reconhecer que a oração nos fortalece e nos torna pessoas melhores. É importante terminar a oração com o propósito de Deus para aquele dia.
Como conselho final, ajuda fazer um diário espiritual, onde anotamos o que Deus falou, pediu e o nosso propósito. Tal atitude nos faz crescer espiritualmente.
Deus ilumine você para a cada dia experimentar que não esta sozinho(a) em sua caminhada. Ele ama você e deseja incendiar a sua fé como o fogo do Seu amor misericordioso!
Pe. Alberto Gambarini