O tema do Círio de Nazaré de 2015 foi anunciado recentemente pela Arquidiocese de Belém do Pará. Intitulado “Maria, Mulher Eucarística”, tem como intuito refletir a presença de Nosso Senhor Jesus Cristo no meio do povo.
Em nota, a organização do evento de maior tradição do calendário litúrgico nacional afirmou que o tema também vem preparando os fiéis para que vivenciem as festividades de 2016, época em que a capital paraense acolherá o XVII Congresso Eucarístico Nacional e celebrará os 400 anos do início da evangelização da Amazônia e fundação da cidade.
Segundo o Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa, “cabe à Arquidiocese a grande responsabilidade da preparação para este momento, pois seremos a Capital Eucarística do Brasil, acolhendo pessoas de todas as regiões do nosso país”.
“Nossa Igreja tem a tarefa de oferecer um testemunho vivo da fidelidade ao Senhor e de espírito eucarístico”, disse.
Dom Taveira explicou que o Círio de Nazaré aproxima o cristão da Eucaristia, pois “se quisermos redescobrir em toda a sua riqueza a relação íntima entre a Igreja e a Eucaristia, não podemos esquecer Maria, Mãe e modelo da Igreja”, pois a Virgem Santíssima guia-nos para o Santíssimo Sacramento por ter uma profunda ligação com ele.
Além disso, o Corpo de Sangue de Cristo também será vivenciado pelos fiéis paraenses no próximo ano.
Já o Ano Eucarístico da Arquidiocese de Belém, entre 12 de janeiro de 2015 a 12 de janeiro de 2016 é visto, conforme Dom Taveira, como um “momento pelo qual devemos preparar bem os espaços, o coração e mais ainda, a vida cristã de nossas comunidades de igreja”.
“Nossa Igreja tem a tarefa de oferecer um testemunho vivo da fidelidade ao Senhor e de espírito eucarístico”, concluiu.
Fonte: Gaudium Press