Um dos mais profundos ensinamentos que Jesus deixou no Sermão da Montanha, foi sobre a perfeição cristã, que se revela no perdão e na misericórdia. Quando lemos em Mateus 5,45: “Sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito”, Jesus está nos revelando que a perfeição cristã deve levar-nos ao extremo do amor, isto é, perdoar até o inimigo e rezar por ele. Jesus nos proíbe de qualquer tipo de vingança, represália ou violência, como resposta às ofensas recebidas, e a razão é simples: somos todos filhos do mesmo Pai.
Talvez quiséssemos que nesta questão o cristianismo fosse diferente, mas não é, ser cristão significa viver a mensagem de Jesus. Deus é amor e quer que nos amemos uns aos outros , se muitas vezes, não amamos direito aos nossos amigos, como vamos amar os nossos inimigos? A regra não deve ser mudada, e nem pode, porque lei de Deus, cabendo a nós, portanto, melhorar nossos relacionamentos, afastar de nós toda e qualquer possibilidade de vingança, não alimentar ciúmes, não exercitar críticas e fazer o bem sem olhar a quem. Pagar o mal com o mal é carregar para cada um de nós uma montanha de problemas, lembre-se perdoar é uma decisão, não um sentimento.
Padre Alberto Gambarini
Sabemos que não é fácil perdoar, exige muito exercício, o primeiro de se amar, respeitar e perdoar a si próprio, com certeza DEUS só irá intervir se abrirmos a graça salvadora que o SENHOR quer sempre nos conceder, e como há festa no céu diante do perdão, eu creio.