Este domingo,17, marcou a abertura dos eventos para comemorar a data. Em todas as paróquias que possuem párocos e vigários capuchinhos, serão realizadas ao longo do ano celebrações que retomam a história e a importância da presença da Ordem no desenvolvimento das respectivas regiões.
O objetivo é resgatar a história; celebrar os 120 anos nas festas paroquiais e em eventos dos próprios frades; promover a animação vocacional; incentivar a criatividade e a partilha. O lema 120 anos: gratidão, paixão e esperança! convida os frades a olhar o passado da província com gratidão; viver o presente da província com paixão; abraçar o futuro da província com esperança.
Missão
Passados 120 anos de presença no RS, a ação dos capuchinhos, hoje, abrange missões populares, ações sociais (com mais de 20 projetos), pastoral paroquial e hospitalar, animação vocacional e escolas formativas, escola superior de teologia, museu, meios de comunicação (jornais, rádios em redes, sites e plataformas mobile), gráficas, centro de eventos e pousadas voltadas ao turismo e saúde sempre com a marca da alegria franciscana, da simplicidade e disponibilidade para atender as carências da sociedade, testemunhando o carisma do fundador Francisco de Assis.
Locais de atuação
O entusiasmo missionário já levou os capuchinhos gaúchos a atuar em Portugal, em vários países da África, na Nicarágua, na República Dominicana, França, Haiti, Brasil Central (Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Goiás), interior de São Paulo, Mato Grosso e Rondônia.
A Missão no RS foi elevada à categoria de Província em 1942. Assim, a Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul é considerada a primeira província do hemisfério Sul e da América Latina e, hoje, está entre as cinco maiores do mundo. Atualmente, com 246 membros, sendo 180 freis no Rio Grande do Sul e de Santa Catarina; 45 na Custódia Provincial Brasil Oeste – Mato Grosso e Rondônia e 21 na Delegação Provincial do Haiti.
A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos iniciou na Itália em 1528 e, hoje, está presente em 108 países. No Brasil, está organizada em 10 províncias e duas custódias, totalizando 1.100 frades. Na América Latina e Caribe conta com 30 províncias, cinco custódias e duas delegações.
Fonte: Rádio Vaticano