O halloween tem uma origem pagã. Essa celebração é atribuída a um povo que habitava na Inglaterra, os celtas, e tinha como objetivo principal celebrar os mortos. Acreditava-se que, na noite do dia 31 de outubro, o deus da morte permitia aos mortos voltar à terra para criar um ambiente de terror A invasão dos romanos (46 a.C.) às ilhas britânicas resultou na mistura dos costumes da cultura celta com os usos e costumes da Europa. Essa influência foi diminuindo com a pregação do evangelho e desapareceu totalmente no final do século III do cristianismo.
Essa comemoração voltou aos poucos como uma festa para as crianças usarem fantasias de bruxas ou outros personagens maus. Para ganhar simpatia juntou-se o costume de distribuir doces. Por trás de algo aparentemente inofensivo, existe toda uma trama para voltar a crenças pagãs.
Muitos grupos satanistas e ocultistas usam o dia 31 de outubro como sua data mais importante. Chamam a esse dia de “Festival da morte”, e é reconhecido por todos os satanistas, ocultistas e adoradores do diabo como véspera do ano novo da bruxaria.
Anton La Vey, autor da “Bíblia satânica” e sumo sacerdote da igreja de satanás, diz que o dia mais importante para os seguidores do maligno é o halloween: LaVey diz que nessa noite os poderes satânicos ocultos e de bruxaria estão no seu nível de potência mais alto, e qualquer bruxo ou ocultista encontrará mais êxito nessa noite, porque satanás e seus poderes estão em seu ponto mais alto. Esses seguidores do príncipe da mentira asseguram que, durante a noite do halloween, os anjos decaídos, assim como toda a classe de espíritos malignos, percorrem o mundo inteiro.
Também é um fato registrado e documentado que na noite do dia 31 de outubro na Irlanda, nos Estados Unidos e em outros países se realizam missas negras, cultos espíritas e outras reuniões relacionadas com o mal e o ocultismo.
Essas poucas informações servem para mostrar o lado negativo do halloween. A mensagem de amor, paz, caridade e esperança de Jesus Cristo é completamente contrária às imàgens sangrentas, que retratam bruxas, mortos saindo de túmulos, vampiros e outros monstros. Halloween é na verdade uma celebração da maldade.
“Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajuntarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas” (2Tm 4,3-4).
Fonte: Pe. Alberto Gambarini “Livro Católico Pode Por quê? Volume 1”
É uma pena saber que muitos cristãos não sabem essa verdade e quando sabem não abandonam a prática para não se sentirem fora da turma.
Meus filhos preferem faltar na escola nesse dia do que participar de tal prática, graças a Deus.Tem pessoas que nasceram na Igreja tem 60,70 anos ou mais e quando agente explica, diz que não tem nada a ver.
E triste saber que para serem aceito na sociedade deve ser abrir mão do que e correto não concordo com esse tipo de comemoração.
Importante informação,mesmo sem saber dessas informações Sempre mantive distancia dessas coisas.agora tenho certeza do que realmente e.obrigado Padre por esses esclarecimentos.sua bencao.
Muito obrigado pela colocações, assim com mais clareza podemos ir passando essas informações.
obigada…Padre Alberto, tenho aprendido muito vendo seus poste e hoje aprendi sobre um assunto que esta presente no cotidiano da escola que trabalho e da escola do meu filho. Agora já ñ mais irei participar dessas festas nem deixarei meu filho… Porque sempre achei que fosse só uma brincadeira…
um abraço… ore por mim e minha família..
Vai chegando o dia e as crianças ficam doidas querendo que se conte histórias do hallowenn na biblioteca infantil. Mas como é folclore Americano melhor é trabalhar o folclore brasileiro que mesmo assim dá alguns problemas quando se fala em SACI, MULA SEM CABEÇA, devido as varias cultos religiosos existentes.
Infelizmente têm pessoas que se deixam levar por costumes sem ao menos saber o que significam, não sabia que o significado era esse mais sempre achei estranho, aonde já se viu que celebrar a morte é bom, temos é que celebrar a VIDA!!!!
Obrigada Pe Alberto por esclarecer-nos sobre este assunto. Assim, precisamos de boas informações a respeito de certas datas.
Obrigado por nos esclarecer. Devemos sempre celebrar a vida.
Infelizmente são as nossas crianças uma das principais vítimas dessa mentira. Uma tristeza que tem tomado conta também em nosso país.
Que pena!
Sempre quis ser convidada para uma festa de Halloween!
Minha geração só viu nas séries e filmes americanos. O pessoal mais jovem é que adotou.
O fato de ter origem em costumes de povos não cristãos, para mim, não é problema. Problema é a relação com Satanás. Aí, não dá mesmo.
Fica muito claro nesse texto,o preconceito e a eterna capacidade da igreja católica de condenar outras religiões que não sejam a sua,não há evidências que comprovem essas idéias usadas para assustar as pessoas sem um espirito crítico mais aguçado. A igreja católica na idade média matou mais pessoas inocentes que cultuavam a natureza em vez de pagar dízimos para a mesma,com a “Santa Inquisição”,do que Hitler,e um fato nao foi ressaltado: a palavra Halloween foi originada a partir da decisão do papa Gregorio III que contrariado com aquela festa que comemorava o final da colheita e o inicio da estação fria e escura (associada ao mortos),resolveu criar um dia para a celebração dos mortos,instaurando o dia de todos os santos,surgindo daí a propria palavra “HALLOWEEN”,que significa véspera do dia de todos os santos.Portanto,é sempre bom lembrar que apesar da idade das trevas que foi o periodo mais negro da igreja católica ter “acabado”,a dominação ideológica dos menos esclarecidos continua….não é a toa que o catolicismo têm perdido tantos fiéis. MALDADE SÃO OS CASOS DE PEDOFILIA QUE A PRÓPRIA IGREJA CATÓLICA ESCONDE DE SEUS FIÉIS. ISSO É MALDADE!!!!!
Boa noite Padre Alberto , obrigado por me alerta e orienta ….sempre e bom aprender mais e ficar atenta sobre esse assunto halloween eu nao gosto de festas pagãs …Deus te abençoe por tudo !!!
Adorei este comentario como catolico fiquei por dentro do que realmento significa esta ceita meu Jesus nos proteja
quantas coisas boas pra se agarra , e temos a infelicidade de presenciar tal situação, esse negócio de halloween. isso é um nojo, sem cultura produtiva, obrigado pe. alberto pela sua sabedoria que nos orienta toda manhã na rede vida abençoando a água, assim seja pe.
Muito oportuno e pertinente essa mateira,tem muita gente q acata essas coisas e,podem levar ao inferno.Muito bom pe.Alberto!
https://padrepauloricardo.org/episodios/o-halloween
Precisamos entender que existe hoje uma grande inversão de valores, com isso trocaram até uma celebração cristã que é o dia de Todos os Santos por dia das bruxas.
No site do padre Paulo Ricardo ele nos traz uma explicação de como essa inversão de valores que infesta os nossos dias mudaram também as celebrações do nosso Calendário Cristão.