É preciso sentir gratidão. Sem esta, permanece (ou instala-se) o vazio. E no vazio ninguém consegue encontrar a felicidade.
Será bom ganhar a prática de, diariamente, aprender a agradecer, a identificar os motivos (sobretudo os simples) que temos para nos sentirmos gratos.
Contudo, podemos questionarmo-nos como é possível sentir gratidão em tempos difíceis, nos momentos em que quase tudo acontece como não desejamos. De fato, é muito mais árduo. A verdade é que, neles, as atitudes adequadas ainda são mais necessária e transformam-se em condição de sobrevivência, pois só elas permitem ultrapassar a «crise».
Assim, resulta evidente que estas circunstâncias são aquelas em que a gratidão é mais necessária. No entanto, para a enquadrar, ela tem de se fazer acompanhar de uma fé madura e de uma esperança realista.
Se entendermos a esperança como a expectativa de alcançar, e a fé como algo que nos permite experimentar uma forte crença, convicção ou confiança em algo ou alguém, torna-se evidente que não se ultrapassam momentos difíceis sem se fazer um «trabalho interior», através da prática de hábitos de reflexão/meditação, capazes de conduzir cada pessoa a uma renovada forma de sentir, direta e imediatamente responsável por um bem-estar necessário ao que todos consideramos ser a verdadeira qualidade de vida.
Fonte: Margarida Cordo, Minutos de reflexão, Paulinas, 2006, Portugal
Dica de Leitura: No livro Mensagem Encontro com Cristo você encontrará mensagens inspiradoras para viver melhor o seu dia a dia. Você descobrirá como Deus deseja ardentemente a sua felicidade. Prepare-se para ganhar uma nova força e um novo estímulo para todos os dias sorrir para a vida. Cada página será como uma dose do remédio de Deus, para ajudar você a não se deixar derrotar pelos problemas.
Acesse a livraria Encontro com Cristo e adquira agora mesmo!