“Para os cidadãos imigrantes o reconhecimento do título de estudos é fundamental no processo de integração no nosso País, permite ter maiores oportunidades de emprego e facilita a integração cultural. Ver reconhecidos os próprios estudos concluídos no País de origem é sobretudo uma reavaliação do passado, uma recuperação da própria identidade e da própria bagagem cultural”, disse Mons.Enrico Feroci, diretor da Cáritas de Roma, na apresentação do “RiconoscerSi, um Manual para o reconhecimento dos títulos de estudos de cidadãos de Países Terceiros”, publicação realizada pela Caritas da Diocese de Roma no âmbito do projeto “ROMA INCLUI” co-financiado pelo Ministério do Interior – Fundo Europeu para a Integração de cidadãos de Países Terceiros, liderado por Roma Capitale – Departamento para o Desenvolvimento Económico e Atividades Produtivas.
O Manual sobre o reconhecimento dos títulos de estudos do ensino superior do 1 º e 2 º grau, dos títulos académicos e das qualificações profissionais, nasce do trabalho de campo do Centro ‘Escutar os Estrangeiros’ da Via delle Zoccolette, em apoio à integração laboral dos cidadãos estrangeiros, numa tentativa de fornecer, por meio de informações claras e simplificadas tanto quanto possível, um instrumento que ajude a desvendar o emaranhado de regulamentos, procedimentos administrativos e aspectos burocráticos a serem seguidos para o reconhecimento dos títulos obtidos no estrangeiro.
Para este fim, o Manual resume o procedimento a seguir para reconhecer as próprias qualificações académicas; o que se deve pedir no País de origem; como traduzir, legalizar e ter a declaração de valor; o que fazer na Itália com os modos e o tempo de reconhecimento dos diferentes títulos, os serviços competentes a quem recorrer, a legislação vigente.
O Manual apresenta-se, portanto, como um instrumento útil para facilitar o processo de inclusão e melhorar a condição social dos cidadãos estrangeiros e permitir-lhes passar as competências adquiridas no país de origem. Também para a sociedade de acolhimento, promover a qualificação profissional pode significar uma oportunidade para adquirir competências a serem utilizadas no mercado do trabalho e para beneficiar da contribuição que os estrangeiros podem e querem dar.
O Manual está a ser distribuído gratuitamente no Centro ‘Escutar os Estrangeiros’ da Via delle Zoccolette 19 (Roma). Para ulteriores informações e reservas: tel. 06.6861554, email: area.immigrati @ caritasroma.it
Fonte: Rádio Vaticano