Se você quer ser gentil e cortês, deve começar pelos membros da sua família
Muitas vezes é fácil ser gentil no local de trabalho ou na estação de metrô, mas somos caridosos com nossos próprios familiares?
O padre Francis Xavier Lasance explica em seu Livro de Orações que a bondade começa em casa.
O lar é o lugar onde o homem deve aparecer no seu melhor. Aquele que é pessimista em casa e educado apenas no exterior não é um verdadeiro cavalheiro; na verdade, aquele que não consegue ser atencioso com os de sua própria casa nunca será realmente cortês com estranhos.
Isso pode parecer óbvio, mas com que frequência o colocamos em prática? Somos verdadeiramente gentis e pacíficos com nosso cônjuge ou filhos?
Se quisermos ser mais gentis com os outros fora de casa, devemos primeiro começar dentro de nosso lar.
Não há melhor treinamento para uma relação saudável e agradável com o mundo exterior do que uma atitude límpida e alegre em casa. É na casa de uma pessoa que seu verdadeiro caráter é visto; como ele se mostra lá, ele estará em todo lugar, por mais habilmente que possa, por algum tempo, ocultar sua verdadeira natureza.
Na verdade, podemos ser especialistas em esconder nossa verdadeira natureza para os outros, mas eventualmente isso vai se espalhar e os outros vão notar quem realmente somos.
Comece a vida virtuosa em casa. Serão formados hábitos bons e santos, que podem então ser transferidos para nossa vida diária no mundo.
Fonte: Aleteia