Dia 12 de Novembro
Meditação para o Mês dos Mortos
“Creio na Vida Eterna”
São Paulo Miki e companheiros
Paulo nasceu no Japão no século XVI. Entrou na Companhia de Jesus para anunciar o Evangelho aos seus concidadãos. Veio a perseguição e foi preso com 25 companheiros.
Quando, em Nagasaki, estavam prestes a ser mortos, o irmão Martinho cantava salmos de ação de graças e acrescentava-se: “Nas tuas mãos Senhor entrego o meu espírito”.
O Gonçalo recitava em voz alta o “Pai Nosso” e a “Ave Maria”.
Paulo Miki, do cimo de uma tribuna, falou ais presentes:
Sou japonês, pertenço a Companhia de Jesus e vou morrer por ter anunciado o Evangelho. Dou graças a Deus por me ter concedido a graça do martírio. Quero declarar-vos que não existe outro caminho para a salvação que aquele que possuem os cristãos. E este caminho ensina-me a perdoar ais meus inimigos, também ais meus algozes.
Em seguida, Paulo Miki começou a animar os companheiros. Antonio entoou o salmo “Louvai o Senhor, louvai, servos do Senhor”, que tinha aprendido em Nagasaki na catequese. Alguns repetiam de rosto sereno: “Jesus, Maria”.
Então os carrascos começaram a tirar as espadas das bainhas e com dois golpes em cada um mataram-nos a todos.
Reflexão Bíblica
Numa cruz
Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, experimentou como qualquer ser humano a humilhação da morte, Às vezes horas da tarde, crucificado numa cruz, exclamou com voz forte: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” Dito isto, expirou.
Jesus entregou ao Pai toda a sua vida. Ser-lhe-á devolvida na manhã de Páscoa, mas uma vida radicalmente nova. Passou da Morte para a vida gloriosa. (Lucas 23, 44-53)
Oração
Senhor Jesus Cristo,
acreditamos que descestes
ao mais profundo da morte,
mas Deus Pai deu-vos uma vida nova,
feliz e eterna.
Que os fiéis defuntos.
Passem da morte corporal
Para uma vida gloriosa,
Onde não haverá luto nem dor.
Amem
Daí-lhes, Senhor, o eterno descanso,
Que Brilhe para eles a sua luz.
Descansem em paz;
Amem
Dias Anteriores
Hoje com o coração angustiado pude rezar a oração para os Mortos,!( dia 121) não sabia que tinha essa Meditação para o Mês das Almas. Até senti um certo alívio da dor desprezo que sentia naquele momento. Obrigada Nosso Senhor Jesus Cristo, juntamente com as almas por não ter permitido que eu caísse. Amém!