O Papa Francisco nomeou, nesta terça-feira (18/12), o jornalista Andrea Tornielli, diretor do Departamento Editorial do Dicastério para a Comunicação, e o prof. Andrea Monda, diretor do jornal L’Osservatore Romano, que sucede ao prof. Giovanni Maria Vian, a quem o Santo Padre conferiu o título de diretor emérito do jornal do Vaticano.
Andrea Tornielli nasceu, em Chioggia (Veneza), em 19 de março de 1964. Fez o Ensino médio e depois a Universidade em Pádua, onde se formou em História da Língua Grega. De 1992 a 1996, foi editor da Revista 30 Dias.
De 1996 a 2011, trabalhou para o cotidiano “Il Giornale”. Em abril de 2011, passou para o jornal “La Stampa”, onde coordenou o site do Vaticano Insider. Vive entre Roma e Milão. É casado e tem três filhos.
O prof. Andrea Monda é escritor e ensaísta. Nasceu em Roma em 22 de março de 1966. É casado e tem um filho.
Formou-se se em Direito na Universidade “La Sapienza” de Roma e formou-se em Ciências Religiosas na Pontifícia Universidade Gregoriana.
Trabalhou por alguns anos na Coletoria da Prefeitura de Roma, por conta de um instituto bancário. Desde do ano 2000 é professor de religião. Por cerca de uma década realiza seminários sobre cristianismo e literatura nas Pontifícias Universidades Lateranense e Gregoriana. É membro da Ordem de Jornalistas. Colabora com a página cultural de vários jornais, incluindo o Avvenire. Escreve resenhas para a revista jesuíta “La Civiltà Cattolica”.
Organiza oficinas e eventos culturais. É autor de vários ensaios e livros.
Fonte: Vatican News.