Uma das maiores frustrações de um padre é ver ovelhas de seu rebanho viverem o seu compromisso com Cristo com entusiasmo e dedicação, e de repente, diante dos problemas da vida, desabarem como um prédio que não tem bom alicerce. Fica a impressão que a vida de oração, a participação nos sacramentos, de um modo especial a Eucaristia e Reconciliação, o engajamentos pastoral não são capazes de dar a força para reagir diante das dificuldades da vida. Quantos cristãos de linha de frente no meio da batalha ficam machucados emocionalmente, e permanecem por muito tempo ou para sempre nesta triste situação.
Surge uma questão importante: Qual é a causa desta situação tão dolorosa que afeta a caminhada cristã de tantas pessoas? Uma das principais é a ilusão de que cristão não passa por crises. Quantas vezes ouvi pessoas afirmando para os outros ou para si próprias: “ O verdadeiro cristão não fica deprimido, isso é falta de confiança em Deus.”. Diante desta afirmação surge o sentimento de culpa que bloqueia toda reação positiva. Também é comum o questionamento “ Como isso foi acontecer comigo?”. Aqueles mais pessimistas concluem: “ Deus esta me castigando por alguma coisa errada.”
A conseqüência da dificuldade em lidar com os problemas é tentar viver a ilusão que nada esta acontecendo, reprimindo os sentimentos e usar uma série de “técnicas pseudo-cristãs” sem resultado algum. Significa fingir que tudo esta bem, como se fosse algo vergonhoso reconhecer a própria fraqueza ou erro. Por meio desta atitude ignora-se uma verdade espiritual importante, ensinada pelo apóstolo Paulo em 1Cor 12,9b: “ prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo.”
Não se trata de cair na atitude simplista de dizer “ errei porque sou humano”, “ eu não mereço esta situação, vou desistir de tudo” ou culpar alguém. É preciso ter presente que somos seres em constante mudança. Não importa se estas mudanças surjam de questionamentos interiores, relacionamento marido e mulher, pais e filhos, parentes, namoro, ambiente profissional, igreja, com as pessoas em geral, ou ainda de algum vício, doença ou da própria morte. Em qualquer um dos casos é necessário aprender a lidar com o conflito, tendo sempre presente a misericórdia de Deus.
É muito fácil buscar “soluções mágicas” e “instantâneas” bem a moda da nossa sociedade de consumo. A nossa vida emocional-afetiva não é como algo errado escrito no computador que basta teclar delete para apagar. Também é diferente de uma lata descartável de refrigerante, que depois de usada é amassada, e jogada fora. A mente, o coração, os sentimentos e o corpo nos pregam surpresas quando somos expostos às crises da vida. Nem sempre , em um primeiro momento, reagimos conforme nossas crenças. “Encontro, pois, em mim esta lei: quando quero fazer o bem o que se me depara é o mal.”(Rm 7,21).
Quantas vezes perdemos as rédeas dos problemas, e como conseqüência criamos bloqueios emocionais que impedem uma solução adequada. Aí entram em cena a ansiedade, depressão, sentimento de culpa, complexo de rejeição, raiva, amargura… dificultando mais ainda a possibilidade de enfrentar a situação.
Existe saída? Sim. Basta a disposição para aprender a lidar com as crises de acordo com os ensinamentos de Jesus. “ No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.”(Jo 16,33b). A palavra chave é :Coragem. Não desistir de si mesmo, das pessoas ou da própria vida. O importante é não ter medo de lidar com os problemas e nem de errar na busca da solução. Uma coisa é certa: Deus jamais nos abandona, Ele nos entende e somente Ele tem o que realmente necessitamos.
Oração diante das crises
Senhor, ensina-me a entregar-Vos com toda confiança,
tudo o que sou, sinto e tenho.
Neste momento desejo Vos devolver a direção de tudo
o que se encontra em meus cuidados,
e Vos agradecer por ser um de vossos administradores,
pois Sois dono de todo o Universo,
de minha vida, de tudo o que tenho.
Ajudai-me a nunca sair de Vossos propósitos,
colocar sempre meus problemas em Vossas mãos
e assim descansar meu coração.
Que nos momentos em que me vier a ansiedade
tão própria de minha fraqueza humana,
fortalecei-me, Senhor,
dando-me a graça de lembrar-me
sempre destas Vossas santas Palavras:
“Confiai vossas preocupações,
porque Ele tem cuidado de Vós”.
Obrigado, Senhor!
Padre Alberto Gambarini
obrigado pelas palavras e oração,que Deus lhe proteja Pe.Alberto,e Nossa
Senhora possa lhe cobrir com seu manto,amém
Lindas palavras. Estava precisando dessa leitura. Bom dia!!
senhor meu bom deus de miserivórdia te peço que me dé emcinamento para saber lhe dar com situação mais deficil são 62 anos de muitas fificuldades mem assim não aprendi nada o que eu posso faser senhor não me desprese por favor so tenho ate smém
obrigado pelas palavras vieram em boa hora padre a oraçao é muito linda amém!
Obrigada Pe pela oração que nos da animo e força para vencer as dificuldades que a vida nos oferece amem.
Obrigada, Pe. pelas palavras, Deus fala comigo através do senhor, muito obrigada Dues te abençoe
obrigada Pe. pois e tudo que eu queria ouvir, Deus falou comigo. muito obrigada
Obrigado Padre ………….. essas palavras foram como azeite nas minhas feridas emocionais . Que Deus o abençoe e ilumine sempre !!!!!!!
Padre Alberto que Deus continue te iluminando para que possamos sempre fazer parte do rebanho de Cristo, suas mensagens nos confortam e dão vida.