Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oração inicial
“Nossa Senhora do Carmo, que deixastes o Santo Escapulário como sinal do vosso amor e proteção. Sois reconhecida como assistência na vida e consoladora amável na hora da morte, eu, vosso filho devoto, pronto a vos servir, disposto a vos amar, me apresento a Vós e nesta Novena faço o meu pedido(peça a graça que necessita…). Nossa Senhora do Carmo,nunca se ouviu dizer que alguém necessitado, tendo recorrido a Vós, tenha ficado desamparado.Com confiança, Mãe do Escapulário, intercedei junto ao Vosso Filho, Jesus Cristo, por mim, por aqueles por quem devo rezar sempre e por aqueles que se confiam às minhas orações.Mãe amável, sede-nos propícia e rogai por nós a Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.”
Santíssima Virgem Maria, olhai com carinho e amor a todos os seus pobres pecadores filhos que suplicam a Vossa proteção. Dai-nos força para que possamos vencer os obstáculos do dia-a-dia. Fortalecei a nossa fé com o vosso poder. Amém.
Oração sétimo dia:
Nossa Senhora do Carmo com a maior confiança ajoelhamos diante de Vós; suplicamos que intercedei com o vosso amor a Deus para que possamos viver e divulgar os santos mandamentos da Lei de Deus
Texto bíblico:
João 14, 22-24
“22 Pergunta-lhe Judas, não o Iscariotes: Senhor, por que razão hás de manifestar-te a nós e não ao mundo? 23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. 24 Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou.”
Breve momento para reflexão
Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Texto histórico:
Que elementos ela tratará de evitar ou prevenir desde o início? Em primeiro lugar, o excessivo número de monjas. A princípio, fixou o numero em 15, ampliando mais tarde, para 20. Rompe também desde o princípio com o costume de exigir dote das que quisessem entrar em seu mosteiro. “Contentes com a pessoa, se não tem nenhuma esmola para dar à casa, nem por isso se deixe de receber”. Teresa põe o acento nas qualidades pessoais e na verdadeira vocação religiosa da postulante. Assim, se estabelece uma absoluta igualdade e fraternidade entre todas. Quanto à clausura, sua atitude é muito decidida: “Com grandíssimo encerramento, assim de nunca sair, como de não ver sem levar o véu diante do rosto”. Note-se que Teresa diz expressamente que pode-se falar sem véu com pais, irmãos ou “casos tão justos como estes”, a juízo da priora. A norma não é um valor absoluto em si, senão um meio para afugentar visitantes importunos: “é importante que quem nos vem visitar parta com algum proveito e não seja perda de tempo para eles como para nós”A Santa também se opõe ao regime tradicional de vigário-confessor, que tinha uma certa jurisdição sobre as monjas, podendo intervir em assuntos internos. Em uma palavra: “Que tudo passe pela mão da priora”. A nova forma de vida carmelitana, inspirada no mais profundo espírito evangélico e no ideal eremítico contemplativo carmelitano, com sua clara finalidade dogmática, mais que de reforma, deve qualificar-se de obra criadora e fundadora.
Oração final
“Ó Bendita e Imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo. Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário. Olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção. Fortificai minha fraqueza com vosso poder. Iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria. Aumentai em mim a Fé, a Esperança e a Caridade. Ornai minha alma com as graças e as virtudes que a torne agradável ao Vosso Divino Filho. Assiste-me durante a vida. Consolai-me na hora da morte com a vossa amável presença e apresentai-me a Santíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado e lá no céu eu quero louvar-Vos e bendizer-Vos por toda eternidade. Amém.”
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 1° Dia
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 2° Dia
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 3° Dia
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 4° Dia
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 5° Dia
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 6° Dia