Neste segundo Domingo da Quaresma, realiza-se o Dia Hispano-americano, que tem como tema: “Evangelizadores com a força do Espírito Santo”. A iniciativa, que se realiza desde 1959, envolve todas as dioceses da Espanha, que, deste modo, recordam os vínculos de solidariedade, comunhão e colaboração evangelizadoras entre a nação ibérica e o continente latino-americano.
Por ocasião deste evento, o Cardeal Marc Ouellet, Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), enviou uma mensagem, com a qual agradece os mais de nove mil missionários espanhóis, que trabalham pela evangelização na América Latina, juntamente com os sacerdotes, religiosos e religiosas.
O tema deste ano “Evangelizadores com a força do Espírito Santo” refere-se ao dia de Pentecostes, porque, naquele momento, graças à força do Espírito Santo, os Apóstolos saíram de si mesmos e se transformaram em evangelizadores.
Neste sentido, em sua mensagem, o Cardeal Marc Ouellet cita o Documento de Aparecida de 2007 e a Exortação apostólica Evangelii gaudium do Papa Bergoglio, onde se fala da alegria “como símbolo eloquente dos evangelizadores de todos os tempos.
Assim, o Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina convida todos a uma evangelização alegre, generosa, calorosa, audaz e repleta de amor, até o fim, sob o exemplo dos evangelizadores intrépidos, corajosos e incansáveis do anúncio da Boa Nova de Jesus no mundo.
Quem evangeliza, recorda o Cardeal Ouellet, não o faz com base em uma iniciativa pessoal ou por motivos diferentes do anúncio do Evangelho. Pelo contrário, o faz por Cristo, que dá a força de caminhar e atingir todas as periferias do mundo, que precisam da luz da mensagem de Cristo.
Claro, reconhece o Cardeal, na missão evangelizadora encontramos uma série de obstáculos e dificuldades. Porém, o missionário conta sempre com a ajuda e assistência do Espírito Santo e do amor de Deus. O fogo do Espírito arde no coração do verdadeiro missionário e anima a sua obra evangelizadora. Aqui a exortação a intensificar a oração pessoal, porque Jesus caminha e trabalha com ele, dando-lhe coragem para proclamar, com voz forte, o Evangelho, em todos os tempos e lugares.
Fonte: Rádio Vaticano