Uma das enfermidades emocionais mais comum de nossos tempos é a ansiedade. Trata-se de um sentimento intenso de desassossego, inquietação e preocupação. Nesta hora parece que o coração salta para a boca, surgem na mente mil idéias de fracasso, o corpo transpira, as mãos ficam frias, surge a vontade de bater em retirada. Entre as maiores fontes da ansiedade esta o trabalho, família e dinheiro. O motivo é muito simples: perder o emprego, a separação pelo divórcio ou fim de um relacionamento, a doença ou morte de um ente querido, a falta de meios para uma vida digna, causam questionamentos acerca do futuro. E quem já não passou por isso ou não irá passar? Todos, uns mais outros menos. A ansiedade não escolhe idade, raça, condição social, religiosa ou cultural. Quando ela vem é capaz de tirar toda capacidade para reagir. E aí a pessoa se entrega.
E se não bastasse, a ansiedade também esta associada a uma quantidade de enfermidades fatais como as cardiovasculares, hipertensão, úlcera, dores de cabeça, problemas da pele, diminuição da resposta imunológica, tornando a pessoa vulnerável a enfermidades mais graves.
Por isso é importante enfrentar a ansiedade, reconhecendo os seus sintomas, tentando descobrir suas causas, antes de se tornar algo fatal. Um escritor americano, Mark Twain, disse: “Eu passei por algumas coisas terríveis em minha vida, algumas aconteceram realmente.” Esta palavras possuem uma sabedoria profunda porque mostram que perdemos muito tempo preocupando-nos com coisas que já aconteceram, ou com aquilo que ainda vai acontecer. E aí passamos grande parte de nossa vida presos aos fracassos do passado ou pelas possíveis ameaças do futuro.
Não devemos nos desesperar diante da ansiedade. Muitas vezes, ela vem lentamente pelas circunstâncias mais diferentes, e domina nossa mente, lançando preocupações reais ou imaginárias. Nestes momentos é importante ter consciência desta presença negativa. Porém, é necessário tomar cuidado para não acrescentar outros sentimentos negativos: pessimismo, culpa, pânico…Não permita também imaginar que Deus esteja censurando você por estar ansioso. Ele esta sempre junto de nós com Sua presença amorosa.
Pe Alberto Gambarini
TENHO ESTE PROBLEMA. SOFRO COM ISSO, AS VEZES, SINTO COISAS QUE NÃO ESTÃO ACONTECENDO DEVIDO A ESTA ANSIEDADE ME APEGO COM DEUS PARA ESTÁ LIBERTAÇÃO. ESTÁ NAS MÃOS DO SENHOR.AMÉM.