São Gregório Nazianzeno quando passou pela experiência da depressão, orou do seguinte modo:
O sopro da vida, ó Senhor, parece estar desaparecendo de mim. Meu corpo está tenso, minha mente cheia de ansiedade, não tenho nenhum entusiasmo, e nem energia.
Estou impotente para acalmar meus medos.
Sou incapaz de relaxar meus membros.
A escuridão invade constantemente meus pensamentos Senhor, fortalece a minha alma, revigora o meu corpo.
Não existem pessoas isentas de passar pelo vale escuro da depressão. .Na Bíblia temos muitos exemplos de heróis da fé passando por esta situação. Um destes exemplos, é o profeta Elias. Em 1º Rs 19,3.4 lemos: “Elias teve medo, e partiu para salvar a sua vida… Sentou-se debaixo de um junípero e desejou a morte: Basta, Senhor, disse ele; tirai-me a vida… ”
Vemos nesse caso, o modo carinhoso como Deus cuidou de Elias: “Mas eis que um anjo tocou-o, e disse: Levanta-te e come.”( 1Rs 19, 5). Lá estavam água e pão. Esta água recorda a graça batismal e a força do Espírito Santo que habita em nós. O pão aponta para a Eucaristia, Corpo e Sangue de Jesus.
Deus continua enviando o seu anjo para nos ajudar. Ele faz isso por meios que nem sempre reconhecemos. O familiar tentando nos animar, a palavra amiga de alguém, o sorriso de uma criança, este artigo, e porque não falar dos psiquiatras ou psicólogos.
Existe também muita riqueza na fé católica, capaz de levar uma pessoa deprimida de volta a integridade. E o fundamento é a certeza de que Deus é amor incondicional, jamais nos recrimina e sempre esta com os braços abertos para nos acolher.
Deus não rejeita ou censura o deprimido. Também não é verdade que a depressão é a conseqüência de algum pecado, falta de fé, oração ou outra coisa semelhante.
7 passos para vencer a depressão
1. Tente encontrar um lugar tranqüilo
Escute uma música suave. Respire profundamente. Imagine Jesus vindo em sua direção com um grande sorriso. Fale do seu estado de espírito: inquietação, ansiedade, falta de concentração…Abra o seu coração para Ele. Sinta sua presença junto de você. Deixe o amor de Jesus inundar seu coração. E por fim agradeça!
2 – Faça uma caminhada
Vá escutando uma música pelo caminho. Observe o céu, a natureza, as pessoas ao seu redor. Ofereça seu coração a Jesus, mesmo se a dor for profunda. Embora você possa estar sozinho na caminhada, Jesus esta no seu coração. Diga-lhe como se sente…mesmo se tudo parecer escuro e sem sentido. Repita quantas vezes forem necessárias a jaculatória: “Jesus enche-me com o Teu amor e alegria.”
3. Lembre de alguém que esta passando por algum sofrimento ou doença.
Imagine-se levando conforto para esta pessoa. Peça a Jesus a benção para que possa se restabelecer.
4. Segure um crucifixo em sua mão
Feche os olhos e lembre de Jesus. Diga interiormente: “Jesus, a cruz é o sinal do Teu amor por mim! O Teu sangue foi derramado para minha cura.”.
5. Se estiver se sentido para baixo, busque um lugar tranqüilo e abra a Bíblia.
Existem diversas passagens dos salmos para serem lidas calmamente: 22, 25, 62,102 e outros.
6. Quando parecer difícil se concentrar, tente rezar com estas palavras, ou outras semelhantes: “ Meu Deus eu te amo.”
7. Quando passar por uma Igreja, se não for possível entrar, pare por alguns instantes, lembre do amor de Deus por você. Um bom remédio é “gastar”, um certo tempo, diante do sacrário. Aprenda o significado da visita ao Santíssimo Sacramento. E evidentemente, participe da santa missa, nela você se encontrará com Jesus, médicos dos médicos.
Oração para pedir a cura da depressão
Senhor meu Deus e meu Pai, venho a Ti de todo o meu coração pedir a Tua presença amorosa em todo o meu ser, trazendo paz e coragem para reagir.
Senhor, derrama o Teu poder na raiz desta depressão, seja ela de origem espiritual, física ou emocional.
Senhor, recebo a Tua presença tirando de mim o medo, sentimento de culpa, rejeição, o afastamento, a insatisfação, o egoísmo e todo desânimo.
Senhor, dá-me força para me levantar e superar todas as barreiras interiores ou exteriores que estão diante de mim.
Recebo neste momento, a Tua benção com força do Espírito Santo para viver vitoriosamente.
Em nome de Jesus, meu único Senhor, Salvador e Libertador.
Amém.
Pe. Alberto Gambarini
Quem vence os demônios interiores com animo, encontrou a felicidade no próximo que o ajudou.
Eu teho depressão Pe.Alberto,uma doença dos seculos eu dou um dica do psiquiatra boa seja voluntária do que as as pessoas deprimidas ela crianças , animais idosos ,jovens porque Pe. Alberto sou voluntária na Pastoral da Criança na minha paroquia Bebedouro Fico realizada boa dica aproveita mas vão ao medico e confia em Deus ele cuida de nos Amém
pedindo ajuda ao poder superior ,com fé,aceitação,confiando que, deus tudo pode e tudo passa ,quando nos entregamos realmente,nas maõs dele. não esquecendo de recorrer também a maria,além desta maravilha de literatura, que é a do padre alberto gambarini.
Apenas quem sofre ou já sofreu a depressão sabe realmente a dor profunda que se sente na alma, no corpo. Eu sofri muito com adepressão pós-parto e desejei estar morta naqueles dias escuros; fiz tratamentos psiquiatricos e tomei remédios mas a única força verdadeira para nos ajudar a levantar e sentir novamente a alegria de viver é Jesus! Procurem Sua Amizade. Ore!
Só o Senhor Jesus, Deus Pai, Espírito Santo, ou seja, a Santíssima Trindade, para nos tirar de qualquer depressão. Façamos o que diz o texto, incluindo a maravilhosa oração! Deus nos atenderá. Amém!
Lendo a Bíblia diariamente, indo às Santas Missas, participando ativamente da vida católica, lendo livros, sites cristãos como este site abençoado, lutaremos e venceremos, medos, depressões, dúvidas, etc. Deus segue Amando-nos e nos ajuda sempre que humildemente nos recorremos a Ele. E pedir também a intercessão de Maria Santíssima junto ao seu amado Filho, Jesus, todo o mal será vencido. Que Deus abençoe este Apostolado do Padre Alberto. Paz e Bem.