A Cátedra de são Pedro
Comentário:
Encerrando nosso Tríduo preparatório para a festa dos nossos padroeiros, queremos hoje dedicar nossas orações ao Pedro dos nossos dias – ao Papa Bento XVI.
Os antigos romanos honravam a memória de seus mortos e comiam juto de suas tumbas, ao de sua Cátedra (uma cadeira, deixada vazia, para significar que o defunto estava presente ao banquete.)
A partir do sec IV, os cristãos começaram a honrar uma Cátedra muito mais Espiritual: a de Pedro, chefe da Igreja de Roma, cargo hoje ocupado pelo papa Bento XVI.
Participemos, portanto, com muita alegria e devoção desta celebração eucarística, rezando pela saúde e perseverança do nosso papa.
Preces:
V– Edificados sobre o fundamento dos apóstolos, roguemos a Deus Pai todo-poderoso em favor de seu povo santo, Rezando:
R. Ó Senhor, escuta a nossa prece!
V. Vós quisestes, ó Pai, que o vosso Filho, ressuscitado dos mortos, aparecesse em primeiro lugar aos apóstolos; fazei de nós testemunhas do vosso Filho até os confins da terra. Nós vos pedimos:
R. Ó Senhor, escuta a nossa prece!
V. Vós, que enviastes o vosso filho ao mundo para evangelizar os pobres, fazei que o evangelho seja pregado a toda criatura. Nós vos pedimos:
R. Ó Senhor, escuta a nossa prece!
V. Vós, que enviastes vosso Filho para semear a palavra do reino, concedei-nos colher na alegria os frutos da palavra semeada com o nosso trabalho. Nós vos pedimos.
R. Ó Senhor, escuta a nossa prece!
V. Vós, que enviastes vosso Filho para semear a palavra do reino, concedei-nos colher na alegria os frutos da palavra semeada com o nosso trabalho. Nós vos pedimos:
R. Ó Senhor, escuta a nossa prece!
V. Vós, que enviastes vosso Filho para reconciliar o mundo convosco pelo seu sangue, fazei que todos nós colaboremos na obra da reconciliação entre os homens. Nós vos pedimos:
R. Ó Senhor, escuta a nossa prece!
V. Vós, que glorificastes vosso Filho à vossa direita nos céus, recebei no reino da felicidade eterna os nossos irmãos e irmãs falecidos. Nós vos pedimos:
R. Ó Senhor, escuta a nossa prece!
V. – Ó Deus, acolhei as preces que vos dirigimos e fazei que, iluminados pela vossa luz, percorramos os caminhos da verdade, da paz e da justiça. Por Cristo, nosso Senhor.
R. Amém.