O Papa enviou um telegrama de pesar pelo falecimento na segunda-feira (08/08), aos 83 anos, de Dom Edward Kevin Daly, bispo emérito de Derry, na Irlanda do Norte.
Em sua mensagem, o Papa formula suas sentidas condolências à sua família e ao clero, religiosos e fiéis leigos da diocese e recorda o ministério episcopal generoso e dedicado do Bispo Daly ao serviço da paz e da justiça, e recomenda a sua alma ao amor misericordioso de Deus, Nosso Pai.
A todos os que choram pela perda de Dom Daly, o Papa Francisco concede a sua paterna Bênção Apostólica como penhor de esperança e consolação em Jesus Cristo.
Dom Edward Kevin Daly governou a diocese de Derry por 20 anos, de 1974 a 1994, quando uma grave doença o obrigou a se demitir.
Dom Daly foi uma das figuras símbolo dos “troubles”, os conflitos na Irlanda do Norte, sobretudo da carnificina de 1972, em Londonderry, na qual morreram 14 pessoas.
As exéquias de Dom Edward Kevin Daly foram presididas tarde desta quinta-feira (11/8), na Catedral de Santo Eugênio, pelo atual bispo de Derry, Dom Donald McKeown. Um representante da Nunciatura Apostólica na Irlanda, Mons. Amauri Medina Blanco, leu a mensagem de pesar do Santo Padre aos presentes.
Fonte: Rádio Vaticano