Ultimamente as notícias têm sido somente sobre corrupção na política, crise financeira, desemprego, aumento dos preços…. e aí surge o medo, a insegurança. O que devo fazer?
Como enfrentar toda esta situação de caos. A primeira coisa é perguntar: onde você tem colocado a sua segurança? Em Deus, em pessoas ou coisas?
Ser cristão não é ter a garantia que estas realidades ruins não irão nos atingir. Entretanto, também sabemos que só se desespera quem não espera em Deus.
Na hora dos momentos difíceis da vida é que damos testemunho onde temos colocado a nossa segurança.
Não podemos ficar de braços cruzados, desanimados ou esperando que Deus faça também a parte que cabe a nós. A palavra de Jesus em Mt 6,31-32 é forte e inspiradora: “Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso”.
Não nos deixemos contaminar pelas dificuldades da vida, tenhamos a coragem de dizer: “A crise pode fechar uma porta, mas com Deus posso lutar e alcançar a vitória”.
Evidentemente Deus não quer que passemos por provações, pois Ele é o Deus da provisão. Ele pode e quer abençoar as nossas mãos e nos dar sabedoria para que tenhamos as redes das nossas necessidades cheias das suas bênçãos.
Todos os dias creia que Deus deseja dar a você o melhor. Ele jamais nos abandona para a gente encontrar a solução dos problemas sozinhos. Se você está desempregado, saia de casa tendo colocado a sua busca do sustento nas mãos de Deus. Está empregado, agradeça. O negócio não está bem, coloque-o na presença de Deus.
Deus derramou o maná no deserto, e o povo teve que buscá-lo. A viúva de Sarepta, no tempo do profeta Elias, recebia de Deus a farinha, mas tinha que fazer o pão. Pedro ouviu a ordem de Jesus para jogar a rede, obedeceu e teve que puxar as redes cheias de peixes.
A conclusão é: não se deixe vencer pelas dificuldades financeiras, faça a sua parte e confie em Deus, Ele sempre age em nosso favor.
TRATAMENTO: Quando sentir os problemas financeiros tentando dominar seus sentimentos, imediatamente repita no coração, quantas vezes forem necessárias, as palavras de Mt 6,31: “Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? que beberemos?”.
ORAÇÃO
Jesus misericordioso, fonte de todas as graças,
hoje venho a Ti, para pedir a benção
para que não falte alimento em minha mesa.
Tu prometeste: “Pedi e recebereis”,
e eu agora peço, abençoa minhas capacidades,
e esforços, para que através do meu trabalho
eu tenha sempre o sustento necessário.
Eu sei que todos aqueles que em Ti confiam,
não são desamparados.
Guarda a mim e minha casa do perigo do desemprego,
da fome, da miséria.
E se por ventura vier, concede-me forças para reagir.
Tira do meu coração, se existir,
todo pessimismo ou falta de coragem para lutar.
Afasta o espírito devorador,
que deseja tirar a minha confiança na providência divina
Abençoa-me para ter condições de viver dignamente,
e dai-me prosperidade em tudo o que empreender.
Amém.
Padre Alberto Gambarini