Missa na Quarta-Feira de Cinzas, o retiro de Quaresma e as tradicionais celebrações da Semana Santa. O Vaticano apresentou nesta terça-feira, 26, o calendário das celebrações que serão presididas pelo Papa Francisco em março e abril.
A primeira é já na próxima semana, 6 de março, com a celebração da Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, tempo de jejum, oração e penitência. Haverá procissão penitencial às 16h30 da Igreja de Santo Anselmo para a Basílica de Santa Sabina, finalizando com a Santa Missa presidida pelo Papa às 17h, com benção e imposição das Cinzas.
De 10 a 15 de março, o Santo Padre estará em Ariccia, província de Roma, para os exercícios espirituais para a Cúria Romana. Trata-se de um retiro do qual, todos os anos, o Papa e a Cúria Romana participam no tempo da Quaresma.
Na sexta-feira, 29, haverá celebração da penitência na Basílica Vaticana às 17h. No dia seguinte, Papa Francisco seguirá em viagem para o Marrocos, onde permanecerá em 30 e 31 de março.
Entrando no mês de abril, começam as celebrações da Semana Santa, a Semana Maior para os católicos. O Domingo de Ramos, em 14 de abril, será celebrado com a Santa Missa na Praça São Pedro às 10h.
Na Quinta-Feira Santa, 18 de abril, Francisco presidirá a Missa do Crisma às 9h30 na Basílica Vaticana. A programação da Missa da Ceia do Senhor, também conhecida como Missa de Lava Pés, ainda não foi anunciada. No ano passado, Francisco presidiu a celebração em um presídio em Roma.
Na Sexta-Feira Santa, a celebração da Paixão do Senhor será na Basílica Vaticana às 17h. À noite, no Coliseu, a Via Sacra às 21h15.
A vigília pascal, no Sábado Santo, 20, terá início às 20h30. E a celebração da Páscoa no domingo, 21, às 10h, com a Santa Missa. Também nesse dia, às 12h, o Papa concederá a tradicional Benção “Urbi et Orbi”, direcionada a todos os povos, que sempre é precedida por uma mensagem papal.
Os horários informados referem-se à hora local em Roma.
Fonte: Canção Nova.