O governo da província turca de Gaziantep anunciou neste domingo (21/08), que o número de mortos causados pelo atentado em um casamento perto da fronteira síria subiu para 50 e os feridos seriam 94. A cidade se tornou um centro importante para acolher refugiados sírios que fogem da guerra civil em seu país.
O ataque foi recordado pelo Papa Francisco após a oração do Angelus, na Praça São Pedro. O Pontífice expressou a sua dor pelas vítimas e a solidariedade na oração pelas pessoas atingidas.
“Queridos irmãos e irmãs, chegou-me a triste notícia do sangrento atentado que ontem atingiu a querida Turquia. Rezemos pelas vítimas, pelos mortos e os feridos e peçamos o dom da paz para todos”, disse o Papa, rezando em seguida a Ave Maria junto com os fiéis.
Segundo a agência de notícias Dogan, a explosão, que aconteceu às 16h40 (horário de Brasília), teve como alvo uma cerimônia de casamento ao ar livre.
Um responsável turco informou que a cidade de Gaziantep é de maioria curda, o que reforça as especulações sobre um atentado jihadista.
Numerosos curdos participavam do casamento, incluindo muitas mulheres e crianças, e “muitos curdos perderam a vida”. “O objetivo do terror é atemorizar a população, mas não vamos permitir isso”, garantiu o vice-primeiro-ministro turco, Mehmet Simsek.
Fonte: Rádio Vaticano