O Papa Francisco dedicou o final da manhã deste sábado (13/6) ao encontro, na Praça de São Pedro, com cerca de 80 mil participantes da Associação Guias e Escoteiros Católicos da Itália (AGESCI).
Aos milhares de escoteiros presentes, o Papa disse que eles “são parte preciosa da Igreja na Itália; oferecem uma contribuição importante às famílias, pela sua missão educativa entre os pequeninos, os adolescentes e os jovens.
Os pais confiam seus filhos a esta Associação porque estão cientes da bondade e da sabedoria do método dos escoteiros, baseado nos grandes valores humanos, no contato com a natureza, na religiosidade e fé em Deus: um método que educa à liberdade na responsabilidade.
O Escotismo é baseado na religião. Neste sentido, a Associação de Escoteiros é uma daquelas que mais investem no campo da espiritualidade e da educação à fé, mediante encontros de aprofundamento bíblico e evangélico. E o Papa acrescentou:
“Associações com a de vocês são uma riqueza da Igreja, que o Espírito Santo suscita para evangelizar todos os ambientes e setores da sociedade. Tenho certeza que a sua Associação pode trazer à Igreja um novo fervor evangelizador e uma nova capacidade de diálogo com a sociedade”.
Já existem muitos grupos de escoteiros plenamente integrados e atuantes na realidade diocesana e paroquial, frequentando cursos de catequese e de formação cristã. Espero, concluiu o Papa, que continuem assim!
Fonte: Rádio Vaticano