No catecismo da Igreja católica está escrito: “A invocação do santo nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, ela não se dispersa numa torrente de palavras (Mt 6,7), mas “conserva a Palavra e produz fruto pela perseverança”.
É possível “em todo tempo…”, estas palavras devem servir de estímulo para iniciar imediatamente a prática da invocação do Santíssimo nome de Jesus.
O Santíssimo nome de Jesus nos acompanha em nossa caminhada espiritual. Por meio do nome de Jesus somos batizados, recebemos o santo crisma, participamos da Eucaristia, nos é dado o perdão dos pecados, os casais formam uma nova família, e alguns recebem o ministério para pastorear o povo de Deus.
Nada mais certo do que não perder esta união com Jesus e seu poder, e isto o fazemos colocando em nosso coração, mente e lábios o seu nome santo.
Pedro confessa diante do Sinédrio em Atos 4,12: “Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos”. Nunca é demais repetir que ser salvo significa ser tirado do fundo do poço.
É importante lembrar que por meio desta afirmação Pedro está falando de algo prático, fruto da sua própria experiência. Primeiro pela transformação de sua vida. E também por meio dos milagres que aconteciam quando ele rezava em nome de Jesus.
São Bernardino de Sena, conhecido como apóstolo do Santíssimo nome de Jesus, costumava dizer: “O nome de Cristo significa misericórdia para os pecadores, força para vencer na luta, saúde para os enfermos, alegria e exultação para quem o invoca com devoção nas várias circunstâncias da vida, certeza de ser ouvido para quem o invoca”.
Foi através da invocação do nome de Jesus que conseguiu triunfar diante das situações mais difíceis: obteve a pacificação entre inimigos, a cura dos doentes que o procuravam, a conversão dos pecadores e reavivamento da fé. Este é o segredo simples e forte para mover os céus e receber resposta aos pedidos de oração.
Padre Alberto Gambarini