Como cristãos é importante ter presente o primeiro mandamento da lei de Deus, recordado por Jesus em Mt 22,37: “Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito (Dt 6,5).” Estas palavras são claras ao revelar a importância de crermos em tudo o que Deus nos ensina Na Palavra, depositando toda a nossa confiança em Sua Divina Providência. São Paulo nos recorda em Rm 8,28: “sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios.”. Embora tenhamos curiosidade de conhecer o futuro, construímos nossas vidas no Senhor, confiando no Seu amor e bondade.
Deste modo, a tentativa de descobrir o futuro através das cartas do tarô, leitura de mão… ou por outros meios de adivinhação como magia, feitiçaria é uma violação do primeiro mandamento. A adivinhação do futuro esta ligada a práticas de ocultismo. E a Bíblia condena estas atividades. Entre os inúmeros textos do Antigo Testamento, destacam-se dois:
Deuteronômio 18,1-12
“Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo,à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou â invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações.”
Levítico 19,26
“Não praticareis a adivinhação nem a magia.”
O Novo Testamento também aborda a questão. São Paulo em Filipos exorciza uma escrava com espírito de adivinhação (Atos 16,16ss), e também repreende um tal Elimas, o mágico, com palavras fortes como vemos em Atos 13,10: “Filho do demônio, cheio de todo engano e de toda astúcia, inimigo de toda justiça, não cessas de perverter os caminhos retos do Senhor!”. São Pedro censura Simão, o mago, que queria comprar os poderes do Espírito Santo para se tornar mais poderoso (cf. Atos 8,9ss). E por fim, aprendemos que quando as pessoas se convertiam, abandonavam todas as práticas mágicas, como lemos em Atos 19,19: “Muitos também, que tinham exercido artes mágicas, ajuntaram os seus livros e queimaram-nos diante de todos.”
No decorrer da história da Igreja foi mantida esta posição de condenação a todo tipo de adivinhação, magia ou feitiçaria. No Didaquê, tido como o primeiro catecismo cristão, esta escrito: “Não pratiqueis a magia.”. O Concílio de Ancyra (314) impôs uma penitência de cinco anos para quem consultasse magos ou adivinhos. Sempre existiu a mesma posição mostrar como pecado o envolvimento com estas práticas.
E qual é a posição atual da Igreja? O Catecismo da Igreja católica, na explicação do primeiro mandamento, repete a condenação a todas as práticas de adivinhação, conforme esta escrito no n 2116: “Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas supostamente «reveladoras» do futuro (45). A consulta dos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e de sortes, os fenômenos de vidência, o recurso aos “médiuns”, tudo isso encerra uma vontade de dominar o tempo, a história e, finalmente, os homens, ao mesmo tempo que é um desejo de conluio com os poderes ocultos. Todas essas práticas estão em contradição com a honra e o respeito, penetrados de temor amoroso, que devemos a Deus e só a Ele.”
Qualquer prática que utilize poderes ocultos é condenada como contrária a religião verdadeira e é considerada um pecado, porque quem assim age, demonstra não crer que sua vida esta nas mãos de Deus.
Padre Alberto Gambarini
Dica de leitura: Como rezar pela cura entre as gerações, neste livro, você aprenderá um tipo de oração em que se pede a cura para a árvore genealógica. Essa oração é conhecida como cura entre as gerações, ou cura da árvore da família, ou cura dos antepassados ou ainda, de maneira não muito correta, da quebra de maldições. Orar pela cura entre as gerações, ou árvore da família, ajuda-nos a ampliar os horizontes da benção de Deus.
Eu creio somente em Deus, ensinei meus filhos desde pequenos,não acreditarem em horoscopo,leitura de mão, vidência, e todas essas coisas que não é de Deus, agora são adultos e continuam, não acreditando…Gostei muito de ler tudo isso…faz muito bem para gente…Deus o abençoe Padre Alberto Gambarine
CONCORDO PLENAMENTE!
CONCORDO COM A PALAVRA DE DEUS!
Padre Tenho que reler muitas vezes esse artigo, pedindo a Deus que mude minha opinião. Deus o abençõe.
eu não acredito em nem um tipo de adivinhação,1 eu creio em um só Deus verdadeiro pai filho e espirito santo,2 os meios de adivinhação é falso e mentiroso, por isso ai já sabemos que abominável, portanto no meu ver é tolice da quele que procura doutrinas erradas porque o nosso futuro só a Deus pertence.
e muito bom pra nos lermos este artigo e a predermos e também ensinar.
Conheci um padre nos anos setenta, após alguns anos, encontrei o padre e no momento tinha ganhado um livro ( O CÉU E O INFERNO) Allan Kartec. o padre pediu para ver o livro, mostrei e ele só falou, muito bom. Fiquei assustado, pois andei 2000km para ouvir esta opinião de um padre italiano.
ótima explicação, obrigado por tirarem minhas dúvidas e que Deus os abençoem por evangelizar desta forma ! Obrigado 😀
Louva a Deus por, pois Ele está levantando pessoas para tirar as escamas dos olhos de muitos católicos que se dizem praticantes. No entanto, não conhecem a Palavra de Deus.
Concordo com q o Senhor escreveu, eu sirvo ao Meu Deus .
Olá Padre, gostei muito do artigo só tenho uma dúvida. Se a prática do espiritismo, o recurso aos “médiuns” não pode acontecer segundo a Palavra, porque existem pessoas que nascem com esse Dom do espiritismo em se comunicar com pessoas em outra vida afim de fazer o bem?
Abraço a todos fiquem com Deus.
Já tinha lido, varias vezes na Biblia Sagrada essa práticas abomináveis,e já abri os olhos de várias que praticam, só que as pessoas não tam nem aí, hoje em dia não valorizam muito, acham obsoleto arcaico,principalmente os que praticam o espiritismo, quem era seguidor o rei Chico Xavier considerado um deus. Tenho horror.
Já tinha lido, várias vezes na Biblia Sagrada essa práticas abomináveis,e já abri os olhos de várias pessoas que praticam, só que elas não estam nem aí, hoje em dia não valorizam acham o conteúdo da Bíblia arcaico , absoleto antigo, principalmente os que praticam o espiritismo,meu pai me disse que eu não entendia de nada por que ele passou a frequentar uma casa espírita seguidor desse rei Chico Xavier considerado um deus. Tenho horror.
Esqueceram de Éxodo 4:20 sobre imagens e esculturas
É uma pena que há muitos que ainda leem livros mas não desenvolveram sua sensibilidade espiritual.
Obrigada Padre eu precisava ler estas palavras, pois tem uma vidente que vive me mandando várias formas de ganhar muito dinheiro, mas nesse momento eu renuncio a tudo para deixar minha vida nas mãos de Deus e que seja feita a vontade de Deus. Amém! ?
Obrigada padre por ter aberto meus olhos, eu estava viciada em querer saber meu futuro, mas gracas a Deus me libertei.
Oi, paz e bem! É importante que se faça a catequese e informação sobre a Palavra de DEUS!
Muito boa esta explicação, as pessoas são muito crente em espiritismo e encarnação, eu só creio em Deus Pai todo poderoso e na Santa amada Igreja e tudo que Deus nos deixou.
O pior é quando a pessoa se vê já envolvida por ter sido ingenua, foi o que me aconteceu mas continuei orando e nosso Senhor Jesus Cristo me esclareceu acerca do caminho que por falta de atenção estava seguindo.
Vi um vidente falando sobre a derrota de meu time e isto me abalou. Quero crer só em Deus.
Deus deixou um mundo perfeito e os homens se alto destruiu, o futuro a Deus pertence e devemos fazer o correto que ele deixou para nós. Se você faz o que ele pede você prospera e vive em paz, para que saber do futuro se Deus te da o presente próspero.
Uma vez eu fui ler sobre tarô e o meu deu a carta da morte 2 vezes, eu fique com muito medo! E fui orar agora eu sei que o nosso destinho está na mãos do senhor e prometi que nunca mais ia acreditar em coisas como essa!
Concordo com a bíblia porque é preciso mais respeito e juízo com o que se faz com as coisas de Deus.
Não se brinca com o fogo.
Cuidado com as coisas do Diabo.
Não se goza com coisas sérias.
E é preciso ter cuidado com a língua e com o que fazemos na nossa alma.
Tbm ensino a meus filhos a acreditar no Deus único e no seu Filho, nosso único intercessor e advogado. E em mais nada!!!!!! Nem santos que não passam de espiritismo e em mais nada mesmo. Como está em Isaías 8.19-20 se não falar como está nas Escrituras chuta que é laço. Simples assim.
o que fazer para nos redimir com Deus, se conhecendo a palavra fizemos isso que tipo de penitencia devemos fazer para sermos perdoados por Deus
Eu confio muito minha vida em Deus, mesmo eu nunca tendo utilizado esses recursos, em vários momentos em minha vida quero recorrer a esses tipos de pecados. Peço sempre ao senhor para me libertar desses pensamentos, mas não consigo!