Esta é uma pergunta interessante, porque infelizmente, até pessoas que se dizem cristãs, tem algum tipo de superstição.
Quantas pessoas que somente entram em um lugar com o pé direito, comem lentilhas para pedir prosperidade, usam o branco para atrair bons fluídos, vestem sempre uma determinada roupa para dar sorte, colocam ferradura atrás da porta, batem na madeira para afastar o azar, não fazem nada no dia 13 e também evitam qualquer coisa ligada a este número. Para não falar da “maldição” causada pôr gatos pretos, passar debaixo de uma escada, quebrar um espelho. Estas e outras práticas revelam uma falta de confiança em si, e principalmente nos cuidados de Deus. Chama-se a isso de superstição.
A superstição é a crença de que certas obras, objetos ou números tem a força para dar sorte ou desgraça. Quanto menos uma pessoa conhece e vive o amor de Deus, tanto maior são as suas superstições.
A fé e superstição são duas realidades completamente diferentes. Pôr quê? A fé esta alicerçada nas promessas de Deus: “ a fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.”(Hbr 11,1). Os heróis da Bíblia são apresentados como homens e mulheres que “ graças a sua fé (em Deus) conquistaram reinos, praticaram a justiça, viram se realizar as promessas.”(Hbr 11,33). Já a superstição cria na pessoa medo, levando-a a confiar em coisas e não em Deus.
No Catecismo da Igreja Católica no no 2111 a superstição é apresentada como um pecado contra o primeiro mandamento da lei de Deus, aí lemos: “ A superstição é o desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Pode afetar também o culto que prestamos ao verdadeiro Deus
Pe. Alberto Gambarini
Os supersticiosos sao homens de pouca fe.
Superstição existe na vida das pessoas quando elas não colocam a fé no Deus verdadeiro e não deixam serem conduzidas por ele
Eu tenho DEUS no meu coraçao so ele me basta ,Jesus eu confio em vos !
Obrigado Padre Alberto por esse ensinamento, e que Deus abençoe você e sua equipe nessa luta pela paz,pelo amor e um mundo mais humano e fraterno.
Excelente texto. Vou usar em catequese. Obrigado padre.
e verdade tem muitas outras padre,passar debaixo de escada por exemplo acho que quem confia em DEUS DAS MISSERICORDIA JAMAIS pode acreditar nestas coisas eu nunca acreditei em nada disso mesmo nas dificuldades imploro sempre a DEUS NAO A ESTA COISAS ABSURDA QUE OSER HUMANO POE EM MENTE SUA BENÇAO PADRE
Eu não acredito em superstição sempre acredito em Deus todo poderoso
superstição é não ter conhecimento de Deus e de seus propósitos na vida do homen !!!!! desde que Deus nos ensinou sobre a missão de cada um é Nele que devemos confiar e acreditar que tudo provem Dele , e nada fora poderá mudar nossa vida !!!!! porque fomos criado por Ele e para Ele !!!!!
Lendo estas palavras, lembro que desde de criança via o Pe Alberto explicando sobre isso,não tenho nenhum tipo de superstição e ensino isso às minhas filhas, pois cremos em DEUS.
não acredito em supertições, pq creio só no que diz a palavra de Deus.