O Natal também se tornou possível por causa do testemunho de fé de um jovem chamado José. Nem sempre ele é lembrado com a missão de ser o pai adotivo de Jesus e protetor da Sagrada Família. A sua história não aparece muito nas celebrações natalinas. Porém, ele tem muito a nos ensinar na nossa caminhada com Deus.
Quando ficou sabendo da gravidez de Maria, seu coração é inundado pelas dúvidas. Quem é o pai desta criança? O que devo fazer?
Quantas vezes a vida também nos faz perguntar tanta coisa sobre os problemas do dia a dia. Nestas horas nem sempre tomamos a melhor decisão. São José nos convida a colocar as preocupações junto de Deus.
Deus não abandonou José, mas enviou, em sonho, um anjo com a explicação sobre quem era a criança no ventre de Maria. Em Mateus 1,21: “Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”.
Imitemos São José acolhendo Jesus no coração, celebrando estes dias com alegria, mas também vivendo este espírito natalino todos os dias.
Padre Alberto Gambarini
Jesus, Maria e José nossa família vossa é. São José rogai por nós!