Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Súplica ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, terníssimo Consolador. Minha alma suspira por Vós, meu coração tem sede de Vós. Só Vós podeis saciar meus anseios, só Vós podeis fazer-me feliz. Divino Esposo, não rejeiteis a morada de meu pobre coração. Sim,
Meu coração é impuro,
R. Mas podeis purificá-lo.
Meu coração é tenebroso,
R. Mas podeis iluminá-lo.
Meu coração e mau,
R. Mas podeis saciá-lo de amor.
Meu coração é triste,
R. Mas podeis consolá-lo.
Meu coração é fraco,
R. Mas podeis fortalecê-lo.
Me u coração é frio,
R. Mas podeis abrasá-lo.
Meu coração é terreno,
R. Mas podeis enchê-lo de desejos celestiais.
Meu coração é pecador,
R. Mas podeis orná-lo de todas as virtudes.
Meu coração é inconstante,
R. Mas podeis torná-lo perseverante.
Vinde. pois, ó Espírito Santo, Pai dos pobres, vinde, inundai-me de Vosso amor.
Pentecostes da Virgem Maria
“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo’. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: ‘Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim’. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo: ‘O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível’. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela”‘(Lc 1,26-38).
O primeiro Pentecostes do Novo Testamento, entendido como a vinda do Espírito Santo, ocorreu na cidade de Nazaré. Tudo aconteceu de um modo muito simples e ao mesmo tempo sobrenatural, O anjo Gabriel surpreende Maria em um dos seus momentos diários de oração. Eis um dos segredos da força espiritual desta santa mulher: a oração pessoal. Ela era muito jovem, possivelmente entre 14 e 16 anos, e Deus lhe apresenta um pedido, à primeira vista impossível, ela estava sendo escolhida para ser a mãe do Filho de Deus. Maria não tinha em que se apoiar para dar sua resposta, a ninguém Deus havia solicitado tão grande ato de fé. O anjo dá a resposta determinante: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus”. Havia problemas a serem solucionados: ela estava para se casar com José e não sabia como falar para ele da criança em seu ventre. Ela corria o risco de ser apedrejada, como era o costume dos judeus, no caso de noivas infiéis. Nesse momento o anjo Gabriel faz uma das revelações mais fortes e confortadoras da escritura: “porque a Deus nenhuma coisa é impossível”, O cristianismo é obra do poder infinito de Deus. Todos os dias somos chamados a permitir que o Espírito Santo nos cubra com Sua sombra, porque com Deus nada é impossível.
(Pausa de silêncio)
Oremos
Ó Deus, o dom do Espírito Santo, que repousou sobre Maria e formou no seu ventre Jesus, possa renovar-nos para que todos os dias possamos acreditar que Vós sois o Deus dos impossíveis. Amém.
Oração final
Vem, Espírito Santo, inunda-nos!
Espírito do Pai, vivifica-nos!
Espírito do Filho, salva-nos!
Amor eterno, abrasa-nos,
Com Teu fogo, inflama-nos,
Com Tua luz, ilumina-nos.
Fonte viva, dessedenta-nos,
De nossos pecados, purifica-nos.
Por Tua unção, robustece-nos,
Com Teu consolo, recreia-nos,
Com Tua graça, guia-nos
E protege-nos com Teus anjos.
Não consistas jamais separar-nos de Ti
E ouve nossa oração, Deus Espírito Santo.
Toca-nos com Teu dedo
E infunde-nos a torrente de virtudes.
Fortalece-nos com Teus dons,
Deleita-nos com Teus frutos.
Guarda-nos do inimigo mau,
Unge-nos para o combate derradeiro,
Ampara-nos na hora da morte.
Chama-nos, então, para junto de Ti
Para louvar toda a eternidade,
O Pai, o Filho e a Ti,
Com todos os santos, ó doce Consolador.
Amém.
Obrigada Pe. Alberto! Hoje irei iniciar a Novena. Que o Espirito Santo me ajude a reza-la com muita devoção.
Divino Espírito Santo, ilumina nossa família, nossos governantes. Provê o sustento dos desvalidos. Tem misericórdia dos oprimidos e fracos. Peço pela intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima. Amém!
Vinde Espírito Santo, purificador das nossas almas, desce sobre nós, ainda que pecadores, nós vos rogamos, ouvi—nos, purificai todos os afetos do nosso coração para que ele se torne digno dos Vossos Dons. Amém!
Estou lhe acompanhando pelas redes sociais seguindo e adorando suas orações.
JÁ REZEI É MUITO LINDA E BOA, QUE ESTA NOVENA ME AJUDE A RECEBER O DIVINO ESPÍRITO SANTO, AMÉM…
Vinde Espirito Santo, ilumina minha casa, minha família e me proteja de todo mal. Purifica-me, faça morada em mim…